16 ISENÇÃO DE IR - DOENÇA GRAVE (CÂNCER) comentada em 30/11/2025 22:47 Imposto de Renda aprendizsardinha em 17/10/25 19:18 comentada em 30/11/2025 22:47 Minha mãe (mais de 80 anos) foi diagnosticada com câncer no início de 2024. Ela tem remuneração por três fontes (Uma Aposentadoria - Municipal e duas Pensões por morte de meu falecido pai (INSS - federal e complemento RioPrevidência - estadual). Pois bem, dei entrada no pedido de isenção nas três fontes pagadoras, tendo o pedido sido deferido rapidamente tanto na aposentadoria quanto na pensão do Rio Previdência) e ela já não mais desconta IR nessas duas fontes. Por incrível que pareça, após mais de um ano de processo parado, saiu a decisão do INSS indeferindo a isenção com um argumento esdrúxulo, dizendo que a doença não se enquadrava no rol da lei e que nem caberia recurso administrativo. A questão é a seguinte: o valor que ela desconta de IR no INSS é irrisório. Não faz falta pra ela. Minha dúvida é se esse indeferimento pode dar algum rolo no IR, pois a Receita Federal poderia encrencar com as duas isenções nas outras fontes?Doideira minha?PS: a barra é pesada e ela está lutando com muita força, sem esmorecer. Obrigado.