Queridos basterianos, preciso de um conselho sobre relacionamentos. Vivo com a minha noiva há sete anos. Recentemente, um parente decidiu se mudar para o interior e nos vendeu seu apartamento, com a gente apenas assumindo as parcelas do financiamento que sobravam. Decidimos comprar, porém será necessária uma reforma grande. O objetivo seria quitar o apartamento ainda em 2026 e, depois disso, iniciar a reforma. Após a finalização, casaríamos. Tenho 35 anos e minha esposa, 37. Ela disse que só irá engravidar após o casamento. Até aí, tudo bem.
O problema é que, infelizmente, o casamento que ela planejou tem praticamente o mesmo valor da reforma do apartamento. A depender, ficará até mesmo no valor da quitação do financiamento. Já disse a ela que, embora o casamento seja importante, precisamos construir a nossa vida: quitar o apartamento, fazer uma bela reforma e realizar o casamento dentro das nossas condições, para que não gere endividamento.
Infelizmente, ela prefere adiar a reforma, até mesmo a quitação do financiamento, para fazer o casamento do jeito que sempre sonhou. Não estamos conseguindo chegar a um acordo, pois eu quero um casamento mais simples, para que a gente consiga realizar outros objetivos, e ela quer um casamento estupendo.
Enfim, sei que dinheiro é lixo, mas também sei que não podemos viver como se ele não importasse, deixando de lado as nossas responsabilidades. Percebo que estamos seguindo caminhos diferentes e não sei realmente o que devo fazer: se devo abrir mão de reformar o apartamento o quanto antes e até mesmo de quitá-lo, para bancar o sonho de um casamento estupendo para ela e, após a quitação desse casamento, dar início à reforma; ou se devo continuar tentando fazê-la entender que precisamos cumprir com as nossas responsabilidades e que o casamento deve ser de acordo com o que podemos pagar, de uma forma que não atrapalhe outros objetivos da nossa vida.
O que vocês acham? Todo conselho é bem-vindo. Obrigado.