A frase, "Qualquer realidade é melhor que uma ilusão", é sem dúvidas real.
Mas quando ouço que pessoas precisam estar sempre estudando e se capacitando para ter alguma chance de ter uma vida financeira minimamente digna ,eu me questiono. Por que por exemplo ,um balconista em países desenvolvidos consegue pagar o aluguel, se alimentar, se vestir, ter um relativo laser e no Brasil não? Em países fora curva ,como os nórdicos por exemplo, o porteiro leva a família pra almoçar nos restaurantes em que o gerente da empresa vai com sua família. Isso foi uma sobrinha que morou na Suécia e me disse que é absolutamente comum.
Quando comento isso com as pessoas, a grande maioria condena sumariamente uma pessoa que quer ter uma profissão comum, padeiro, cozinheiro ou vendedor de loja por exemplo. Os coloca como culpados , preguiçosos e desinteressados por querer algo comum para trabalhar e consideram um erro se essas pessoas pudessem ter um bom carro uma casa bacana e frequentar bons restaurantes com a família. Acreditam que não são merecedoras por não terem se graduado ou falar outras línguas.
Por que em países desenvolvidos não é assim?
Por que tendemos a nivelar por baixo?
Afinal, em países desenvolvidos a pessoa se gradua para trabalhar com o que gosta, não somente pelo dinheiro, é lógico que visam grana também, mas não somente.
É difícil pra todos , empresários que não conseguem pagar bem por questões de tributos e encargos, má vontade política em melhorar essas questões, esse ranço social enraizado, orgulho bobo quando se tem alguma graduação e se trabalha na área e considera quem tem um trabalho comum inferior.
Como nivelar por cima,como melhorar isso?
Enfim, esse texto não é uma crítica,sim para refletir.
Estamos nivelando por baixo?