40 Sou Medico, formei agora . 28 anos . Faço residência agora ou junto dinheiro ? comentada em 30/10/2025 14:47 #PAS sandersalmem em 28/10/25 14:09 comentada em 30/10/2025 14:47 Me formei em novembro de 2024, gosto muito de Urologia. Mas o tempo que demora até chegar lá serão mais 6 anos. 3 de cirurgia geral (antes eram 2 anos) + 3 de Urologia. Até la tenho medo e receio de ficar dependendo muito dos meus pais ( apesar deles sempre me apoiarem ) pois na residência a bolsa não paga quase nada. Resumindo, eu iria começar a ganhar dinheiro só daqui 6 anos e olhe la... Outra alternativa que pensei seria fazer Ortopedia que eu tambem gosto muito (mas não tanto quanto Urologia) e o tempo é de 3 anos, claro que depois tem a especialização de em media + 2 anos . Mas é mais facil começar ganhar dinheiro sendo Ortopedista do que como cirurgião, e eu tenho um familiar que é Ortopedista o que na minha visão talvez abriria mais espaço pra mim e seria mais fácil. E eu me sinto velho demais para fazer mais 6 anos. E eu nem sei se vou passar direto pq não sou dos mais inteligentes. Sou do tipo esforçado. Meus pais são mais velhinhos e eu gosto de aproveitar eles , já fiquei 6 anos fora e hoje acho excelente morar com eles e claro que eles gostam ainda mais que eu. Ja falei que iria alugar um ap perto deles aqui para morar sozinho e minha mãe chorou pedindo pra eu ficar e deixar pra me mudar só quando eu casar . Meu pai mesmo sem estudo sendo aqueles velhos rústicos da roça disse que "o meu mau e da maioria dos jovens é querer as coisas pra ultima hora e achar que elas vem fácil e rapido. Quando na verdade o sucesso custa caro e a gente paga com o tempo. " segundo ele e da maioria dos antigos "tudo que vem facil vai fácil, e o caminho mais facil nem sempre é o melhor. Não estou dizendo que escolher Ortopedia é mais fácil porque também é extremamente difícil. Mas enfim o que eu quero saber é será que vale a pena? Será que eu faço residência ? E qual delas fazer? Sei que vocês vão falar que essa escolha é muito pessoal e que só eu deveria saber. Mas gostaria de ouvir outra opinião além da opinião dos meus pais . Sou um rapaz que não sou muito de sair , guardo quase 80% do que ganho e respeito demais meus pais . Certo dia meu pai me fez chorar porque eu disse que todos tem uma qualidade e eu não tenho nenhuma ... ele disse que eu viveria muito, quando eu perguntei o porque ele disse que eu sou um bom filho e que está escrito na bíblia que filho que honra o pai vive muito. E essa seria minha melhor qualidade "ser um bom filho". Eu já acho que vou morrer cedo porque sou mt ansioso e preocupado kkkkkk enfim falei demais ... Deixem a opinião de vocês , o que vocês fariam se estivessem no meu lugar ? Ou melhor .. o que acham que eu devo fazer? Estou perdido e SOU BURRO! KKKK