No chat de ontem eu estava falando sobre como o mundo se tornou melhor me relação ao início do século passado, e expus alguns indicadores. Geralmente os dados estatísticos são expressos em 1/100.000.
É só uma variação da famosa porcentagem, e junto com ela vem todas as dificuldades que expressar coisas em porcentagem cria e mais algumas para entender o que aquele número significa.
Eu lembrei da passagem de um livro que dá uma noção mais prática do que isso significa:
Os anjos bons da nossa natureza: Por que a violência diminuiu - Steven Pinker
https://amzn.to/4oNYsrM"O número de mortes por 100.000 pessoas por ano é a medida padrão das taxas de homicídio, e eu o utilizarei como parâmetro de violência ao longo do livro.
Para se ter uma ideia do que esses números significam, lembre-se de que o lugar mais seguro da história da humanidade, a Europa Ocidental na virada do século XXI, tem uma taxa de homicídios em torno de 1 por 100.000 por ano.6° Mesmo a sociedade mais pacífica terá, ocasionalmente, um jovem que se deixa levar por uma briga de bar ou uma senhora idosa que coloca arsênico no chá do marido; portanto, essa é praticamente a taxa de homicídios mais baixa que se pode alcançar.
Entre os países ocidentais modernos, os Estados Unidos estão no extremo mais perigoso dessa escala. Nos piores anos das décadas de 1970 e 1980, a taxa de homicídios nos Estados Unidos era de cerca de 10 por 100.000 habitantes, e cidades notoriamente violentas, como Detroit, registravam uma taxa de aproximadamente 45 por 100.000.6¹ Se você vivesse em uma sociedade com uma taxa de homicídios nessa faixa, perceberia o perigo no dia a dia e, à medida que a taxa subisse para 100 por 100.000, a violência começaria a afetá-lo pessoalmente: supondo que você tenha cem parentes, amigos e conhecidos próximos, ao longo de uma década, provavelmente um deles seria assassinado.
Se a taxa disparasse para 1.000 por 100.000 (1%), você perderia cerca de um conhecido por ano e teria uma probabilidade maior do que 50% de ser assassinado ao longo da vida."
Uma das coisas que as porcentagens escondem é a exposição a risco contínuo. Vamos repetir o último parágrafo:
"Se a taxa disparasse para 1.000 por 100.000 (1%), você perderia cerca de um conhecido por ano e teria uma probabilidade maior do que 50% de ser assassinado ao longo da vida."
Algo que tem um risco geral de 1% de afetar a população, acontecerá em volta de você todos os anos E tem um risco de te afetar durante a sua vida.
Por isso que é considerado normal que pessoas tenham quadros depressivos ou ansiosos durante a vida. As taxas são de +- 4000 a cada 100.000.
Por isso que só de cheiro eu sei que toda a coisa sobre narcisistas não faz o menor sentido. Você só encontra tantos quanto dizem por aí se for para a reunião anual de serial killers.

Talvez com essa informação fique mais fácil de "sentir" o que significa uma redução da mortalidade infantil de 50% para para 1,2%, ou 12 para 1000, como é expresso esse dado.
Como hoje em dia as pessoas tem poucos filhos, a chance de ocorrência é remota, apesar de ser trágico quando acontece, mas muito diferente de ser cara e coroa como era antes.

Por fim, para os que sentem falta do mundo que nunca foi, saibam. Os fatores que causam pobreza são infinitos, portanto, observem o dado. Em 1970 ou antes, a possibilidade de você estar ou durante a vida acabar em uma situação pobreza extrema (e olha que para sair dessa linha o corte é muito muito baixo) era quase certeza.
Uma pessoa qualquer que vivesse no passado teria chance quase que nenhuma de ter o mínimo do que havia de possibilidades na época.
Assim como nas picaretagens de reencarnação as pessoas sempre são um rei egípcio, um nobre da Europa pq é o delírio que as pessoas querem ouvir, quando pensamos sobre o passado, criamos a expectativa de uma realidade que não condiz.
Se você voltasse ao passado a probabilidade real é que você não tivesse acesso a quase nada de educação, condição financeira ou conforto disponível na época, e sem contar que não há nem comparação possível com o que essas palavras significam hoje.
Isso se você tivesse sobrevivido a infância, mas existia uma chance bastante razoável de que nem isso você conseguiria.