
For this graphic, the second in the Decoding the AI Economy series, Visual Capitalist joined forces with ACT | The App Association to explore the AI ecosystem in depth.
Principais conclusões
Empresas de inteligência artificial (IA) estão presentes em praticamente todos os cantos do setor tecnológico.
Algumas empresas apoiam o ecossistema de IA em vários níveis. A IBM, por exemplo, é fornecedora tanto de chips quanto de computação.
Muitas empresas menores de IA se baseiam nos modelos fundamentais fornecidos por empresas consolidadas como Google, Microsoft e OpenAI.
O ecossistema de IA compreende diversas camadas distintas, competitivas e interconectadas, cada uma com um papel vital a desempenhar.
É evidente que as empresas já estabelecidas desempenham um papel importante no ecossistema. Elas fornecem componentes vitais e, muitas vezes, que exigem grandes investimentos, como a produção de chips ou o desenvolvimento de modelos fundamentais.
Mas isso é apenas uma pequena parte de um sistema grande e interconectado.
Startups de IA como a Databricks, por exemplo, que recentemente garantiu uma rodada de financiamento de US$ 10 bilhões, comprovam que outros inovadores estão competindo dentro do ecossistema.
Explorando Mercados Diversos
Embora o ecossistema de IA seja amplo e diversificado hoje em dia, ele só poderá permanecer assim em um ambiente regulatório que recompense a tomada de riscos e a inovação.
Para isso, os reguladores e os formuladores de políticas devem olhar além das manchetes e enxergar o ecossistema pelo que ele é: dinâmico, descentralizado e cheio de promessas.
As empresas mais recentes que contribuem para o desenvolvimento da IA ??têm as melhores chances de sucesso ao aproveitar o papel pró-competitivo que as grandes empresas desempenham no fornecimento de serviços essenciais e fontes de capital para todo o ecossistema.
https://www.visualcapitalist.com/sp/taa02-ai-ecosystem/