Em 2014 eu entrei num financiamento imobiliário como forma de "investimento".
Coisa de iniciante: Financiar um AP num lugar longe acreditando que o valor do aluguel vai pagar as parcelas de "sua casa".
Nunca sequer cogitei morar naquele lugar. Por ser longe de tudo e com várias unidades, também foi ruim de alugar.
Conclusão: Dívida de 30 anos de um negócio ruim de alugar, de vender, de repassar...
Mas ficou o aprendizado!!
Assim que conheci este site, e aprendi o conceito, quitei toda dívida. O imóvel, que agora é meu, está alugado. Entra uma "laminha" todo mês, nada de um absurdo. O mais importante é que um passivo se tornou um ativo.
Mas voltando ao assunto que interessa..... Acabamos de nos mudar para um outro apartamento, pois o proprietário conseguiu, finalmente, vender o que morávamos. Desde que alugamos esse AP, em 2020, o proprietário tinha essa pretensão. Nesses 5 anos e após algumas visitas interessadas, não muitas, ele conseguiu vender.
Incrível como o onrevoG e Imobiliárias induz a população. Quando tinha algum ato do onrevoG, as visitas se intensificavam. Nessa última, após um ato do onrevoG que permitiu financiamento de 80% do valor (acho que foi isso), uma mulher se interessou e "comprou/financiou". Fora, as notícias "pagas" das construtoras e imobiliárias informando que aluguel aumentou x porcentos em tom de alarme.
Após a venda do antigo, nos mudamos pra outro AP melhor e central. Aluguel aumentou um pouquinho, porém compatível com a melhoria da moradia.
Daí eu fui fazer umas continhas e olha que interessante.
Nesses 05 anos de aluguel eu tive um custo de moradia de 60k. Só o aluguel descontando o COND, IPTU e Bombeiro, pois esses gastos eu também teria se fosse proprietário.
Para fazer uma comparação de custos, fui simular um financiamento pelo valor que o proprietário do antigo AP estava pedindo.
Conclusão:
1. Ao final eu pagaria três vezes mais. Eu pagaria por três imóveis e levaria 01. Sem tirar que esse AP já é um pouco antigo, imagina ele daqui há trinta anos.
2. Só no primeiro ano de financiamento eu pagaria 40k de Juros. Ou seja, para aqueles que acham que pagar aluguel é jogar dinheiro no lixo, eu joguei 60k no "lixo" para morar durante 05 anos. No financiamento eu jogaria 40k no "lixo" para morar apenas 01 anos.
E pra finalizar, nesses 05 anos e com os aprendizados daqui eu já consegui acumular um patrimônio suficiente pra comprar um imóvel, caso eu sinta essa necessidade.
Sou livre para fazer o que quero.
Tá aí o X da questão do acúmulo de patrimônio: Ter PAS e liberdade!! Poder fazer o que quiser....