Vejam como foi minha experiência comprando o meu primeiro carro, e talvez vocês consigam tirar alguma coisa valiosa disso:
Eu queria pegar um automático e só queria gastar 70k, mas eu tinha total condição de pagar até uns 85k, se fosse necessário. Dito isso, decidi pegar um Honda Fit 2015 automático por 67k, pois ele era mais espaçoso e bonito que um Polo zero km que era 80k e, teoricamente, mais confiável por ser Honda.
Peguei em concessionária multimarcas de um conhecido. O carro estava com 64 mil km rodados e sem histórico de manutenção. O dono da concessionária me deu uma canseira enorme para transferir esse carro pro meu nome, além de ter enrolado muito para pagar a multa que estava no carro e ele não havia me avisado.
Um ano depois, o câmbio quebrou com toda a minha família dentro do carro, no meio de uma viagem. Ele já estava vazando a cerca de duas semanas e o mecânico disse que eu não precisava arrumar com urgência. Tive que comprar um câmbio novo de um carro batido que foi vendido para desmanche, gastando no 10 mil reais, fora todo o estresse de procura um câmbio pro carro e ter ficado na beira da estrada com a família esperando guincho.
Meus aprendizados:
- Não compre carros sem histórico de manutenção
- Não compre carros mais "completos" se tiver condições de pegar um mais simples ainda na garantia.
- Não compre carro de multimarcas.
Após toda essa história, nesse ano, comecei a procurar um carro novo para dar mais segurança para a minha família durante as viagens que fazemos com frequência. O Honda Fit, por mais que tenha ABS e 2 airbags, não possui controle de tração e estabilidade.
Comecei pesquisando carros com uma pessoa de confiança que trabalha com compra e venda particular, além de procura indicação de conhecidos que queriam vender um carro usado. Novamente, eu estava procurando um carro que entregava "a mais", mas um pouco mais velho (2022, 2023). Além disso, comecei a tentar vender meu carro no particular.
Resultado após 3 semanas de procura:
- Quase caí num golpe
- O próprio rapaz que estava vendo carros para mim tentou me empurra um carro de locadora, me dizendo que era único dono, só para ganhar a comissão dele.
- Lidei com pessoas extremamente mal educadas, que inclusive me pressionavam a comprar os carros logo, dizendo que eu não sabia fazer negócio.
Meus aprendizados:
- Não compre carro se não for concessionária
- Não venda carro se não for para a própria concessionária
Bastter sempre esteve certo, mas aprendi da pior forma.