Gostaria de propor uma discussão contando com a participação de investidores aqui da Bastter.
Como já sabemos, investir é uma jornada longa, é ver grama crescer e esse crescimento não vem em linha reta. Não há garantias e tudo pode acontecer.
De toda forma, acredito que estes relatos podem ser muito úteis, especialmente para novos investidores e outros que estão no meio da jornada com dúvidas sobre seguir o método buy and hold.
Relato pessoal:
Invisto há apenas 05 anos, período no qual assino a Bastter.com (neófito da pandemia). Comecei devagar com um aporte mensal de 250 reais e ao longo de um bom tempo ficava naquela ânsia de aportar cada vez mais. Esse sentimento foi aumentando e por vezes me via perdido com o foco errado querendo investir cada vez mais por meio de economias bobas (e muito custosas em outras áreas da vida). Ouvir algumas lives e histórias do Mille me ajudaram demais, eu viajava em pensamentos, vislumbrando o momento no qual eu "chegaria lá" e poderia usufruir de todo patrimônio acumulado. Fiquei hiperfocado em investimentos e só queria saber disso.
Eis que, numa daquelas falas repetidas do Bastter, captei uma mensagem que me fez refletir: o famigerado foco no trabalho, foco em aumentar a renda e não em fazer economias bobas. A verdade é dura, mas melhor que a mais bela fantasia. A partir deste momento, mudei meu foco e passei a levar diversas boas práticas aprendidas aqui (especialmente das lives do Bastter sobre trabalho e Sonho mais ou menos grande) para o meu emprego.
Pessoal... plantando essas sementes com consistência colhi muitos frutos. Minha postura positiva e foco em solução e resultado atuavam com efeito magnético nas pessoas a minha volta (papo coach, eu sei), e isso foi culminando em um movimento que melhorou a postura de outras pessoas da equipe (menos reclamações, picuinhas etc).
Em questão de 2 anos, minha vida profissional mudou, ganhei visibilidade internamente e surgiu a oportunidade de liderar uma iniciativa da empresa, algo nunca antes feito em uma empresa com mais de 50 anos. A promoção não veio nessa empresa (quem disse que o crescimento é uma linha reta?), mas sim, em outra no mercado que buscava um profissional com as minhas experiências. E então, em um simples movimento de carreira, efetuei um salto financeiro que geralmente leva diversas gerações para acontecer.
Hoje vivo bem, sou privilegiado e só posso agradecer. Cada dia é um reforço e um lembrete para o exercício da gratidão. Continuo investindo, e hoje, invisto mensalmente o valor que eu investia em um ano quando comecei, mas o foco não está mais nos investimentos. Quero equilibrar melhor vida pessoal e trabalho, ser um melhor marido, conseguir frequentar a academia com consistência, ainda há muito o que melhorar.
Quem diria que o maior valor de um site de investimentos estaria nas demais lições aqui aprendidas. Sou muito grato a Bastter.com e serei assinante do site enquanto o site estiver de pé (espero que por muitos e muitos anos).
Compartilho esse relato para ajudar outros usuários, em possíveis momentos de incerteza, buscando encontrar respostas. Não temos todas as respostas e nunca teremos, na maioria das vezes temos que fazer na dúvida mesmo, sem olhar para trás, sem arrependimentos.
Deixo um convite para que outros usuários compartilhem seus relatos. Tenho curiosidade de lê-los e acredito que outros usuários também possam se beneficiar.
Muito obrigado, gratidão total a Bastter.com!