Fala pessoal, bom dia.
Quando era mais novo (uns 13 anos atrás) tentei tirar a CNH de carro umas 8 vezes, perdi pauta e tudo. Na época eu desisti, pensei que seria melhor deixar mais pra frente, quando tivesse mais cabeça e também condições de comprar um carro.
Pouco tempo depois comprei uma 50cc, porque na época não precisava de carteira - deu 3 meses que eu estava rodando e passou a ser obrigatório. Fiz tudo de novo, pra CNH de moto e felizmente passei de primeira, mesmo muito nervoso.
Acontece que nesse final de ano eu entrei na auto escola de novo, para tentar mais uma vez tirar a CNH de carro.
Aqui na cidade são duas provas, uma de manhã e outra de tarde. Na da manhã a gente faz uma baliza só. Passou vai para o percurso dentro da cidade.
Essa prova da baliza é muito fácil, toda decoreba.
Cheguei mais cedo no local do exame com meu instrutor, fiz as repetições umas 15x, não errei nenhuma. Na hora do exame - já de se imaginar pelo título - perdi o exame de bobeira. Esqueci da seta (3) e deixei o carro morrer (2) na hora que já tinha finalizado a baliza, o que soma 5 pontos. Perdi.
Acontece que toda vez que passo por uma situação dessas, por mais boba que seja, isso acontece.
Pratico esportes de competição regularmente, só no jiu jitsu tenho quase 17 anos. Mas toda vez que eu ia competir no jiu jitsu, crossfit, corrida etc era a mesma coisa, coração quase saía pela boca, corpo todo desregulado, com coração acelerado, intestino desregulado etc. Sem contar que eu fico várias noites dormindo mal. Estou desde terça dormindo mal por causa disso, só pensando na prova. O stress que meu corpo absorve só de pensar nessas situações é fora do comum. Meu cérebro parece que para de funcionar.
O que eu sempre fiz nessas situações é ir assim mesmo, encarar o problema. Acontece que, por exemplo, numa competição de jiu jitsu, desde que eu não seja finalizado, eu consigo correr atrás do preju. Se eu tomar 5 pontos, preciso só de fazer 6 ou finalizar. Mas na CNH nao tem como, se tomou mais 4 pontos, já era, então eu não tenho essa margem para o meu corpo começar a se normalizar.
Algumas informações adicionais:
1. Sou muito hiperativo, algo fora do normal, mas sempre lidei bem com isso porque sempre pratiquei muitos esportes, consegui direcionar esse meu excesso de energia.
2. Assim como meu corpo é agitado, também é minha mente. Esse ponto ainda é difícil para lidar, estou aprendendo, mas tento usar atividades que eu consigo focar (programar, estudar alguma coisa que gosto, etc) para desviar o pensamento excessivo, mas nem sempre tenho sucesso.
3. Estou dirigindo relativamente bem, inclusive no final de semana passada dirigi o carro da minha vó sozinho, fui à cidade e voltei, tranquilo, sem grandes problemas. Recebo bons feedbacks também do instrutor.
4. Tenho 34 anos.
É isso, pessoal. Se alguém tiver alguma dica, ainda tenho duas tentativas esse ano, abri a pauta em novembro. Mas gostaria muito de tirar esse fantasma da minha vida, porque ano que vem quero focar em umas coisas de trabalho, mas se eu não passar disso eu sei que isso vai me atormentar.
Abraços e agradeço desde já.