
Há centenas, senão milhares de anos, a humanidade é fascinada pelo ouro. Por quase tanto tempo, o metal precioso tem sido considerado um investimento seguro: um instrumento que armazena e preserva valor em tempos de crise. Nos últimos anos, o bitcoin tem sido repetidamente apresentado como o novo ouro ou “ouro digital”. E embora ambos compartilhem algumas características – oferta finita, independência, durabilidade, transferibilidade e valorização impulsionada pelo mercado – para citar apenas algumas, o bitcoin (até agora) carece de uma característica fundamental que torna o ouro um investimento seguro tão popular.
Dada a sua estabilidade em tempos de crise, o ouro é um instrumento ideal para diversificar uma carteira com grande exposição a ações e para se proteger contra os riscos associados a investimentos significativos no mercado de ações. O Bitcoin, por outro lado, tem apresentado extrema volatilidade nos últimos anos e, mais importante, seu desempenho tem estado atrelado ao do mercado de ações. De acordo com uma análise realizada por Alexander Kriwoluzky e Christoph Schneider no DIW Berlin, o Bitcoin tem demonstrado alta correlação com os retornos do mercado de ações desde 2015, o que significa que, diferentemente do ouro, tende a se mover na mesma direção que as ações.
Embora o ouro tenha apresentado uma fraca correlação negativa com o S&P 500, o que significa que, na verdade, seu preço tende a subir quando os mercados estão em baixa, o preço do Bitcoin mostrou-se fortemente correlacionado com os preços das ações. "Observamos que, quando os preços das ações sobem e as pessoas compram ações, o preço do Bitcoin também sobe. Por outro lado, quando os preços das ações caem, o preço do Bitcoin cai. Portanto, o Bitcoin não é um bom investimento se você deseja diversificar sua carteira", resumiu Alexander Kriwoluzky. É claro que o Bitcoin ainda é relativamente novo e essa dinâmica pode mudar, mas, por enquanto, o ouro e os títulos do onrevoG são opções mais adequadas para proteção contra os riscos do mercado de ações.
Curiosamente, os autores também encontraram uma correlação muito pequena, estatisticamente insignificante, entre o Bitcoin e o ouro, sugerindo que eles não são usados ??como investimentos de refúgio seguro intercambiáveis, pelo menos ainda não.
Chart: Why Bitcoin Is NOT the New Gold | Statista