Pessoal, boa noite
Sei que este é um espaço em que somos contra "continhas", e buscamos viver a vida com mais qualidade, liberdade, e de modo que o dinheiro sirva à vida, e não ao inverso. Entretanto, sou uma pessoa que conseguiu tudo na base da lógica, da divisão e da criação de sistemas.
Dou extremo valor ao estudo, trabalho e, por razões neurológicas (kkk), separo meus planejamentos de forma estrita. Poupo 50% do que ganho aos 28 anos, com aportes em empresas SUPERPAS, FIIS, Renda Fixa (para não fazer besteira) e pretendo nunca parar de trabalhar, pois amo o que faço. Estou estudando tudo no Bastter, mas mantendo o foco da maior parte do estudo no meu trabalho e em mim, controlando para que isso não se torne a única parte da minha vida
No entanto, mantenho meu padrão de vida controlado, mirando "subidas de padrão" a partir de certo tempo. Tenho muita vontade em um dia poder ter mais capacidade de vivenciar coisas que hoje, por responsabilidade, não posso.
Nessa situação, seria um erro pensar em "reduzir a poupança" a cada 5 anos, chegando ao limite de "30%" da renda sendo poupado todos os meses até o fim da vida? Como essa renda naturalmente vai crescer (dividendos, FIIS, uma programação p/ venda de parte do patrimonio lá na frente para "aumentar o padrão de vida), meu padrão de vida também tende a crescer.
Pensei em algo como poupar 40/50% até os 38 anos, e depois ir reduzindo gradualmente para 30%. Também, criar alguma "meta de aumento de padrão de vida", onde a cada "x anos" busco subir um pouco esse padrão combinando incrementos do trabalho + incrementos da renda passiva (ex: se hoje vivo com 10 mil, a cada 5 anos planejo viver com 10mil corrigidos pela inflação + 5 mil a mais, me dando um padrão melhor)Novamente, sei que não é o intuito lidar com pensamentos fixos, contas matemáticas e derivados. Mas é como opero. Se não for um bom lugar para questionar sobre isso, peço desculpas
OBS: Já vi os vídeos indicados do Bastter em que ele fala de indicativos de "Renda passiva superior a 2x a renda ativa", e que ele mudou de ideia dps. Tb li todos os tópicos relativos a "quando começar a usar o patrimônio". Acredito que o caso seja um pouco distinto disso, relacionado não a "parar de trabalhar" ou a "usar dividendos", mas um aumento do padrão de vida a cada X anos, pisando em segurança para isso, por isso resolvi formular a pergunta