20 Aquisição de imóvel para mãe - 2 opções. comentada em 21/12/2025 17:51 Assuntos Gerais Jotalhao em 14/12/25 10:31 comentada em 21/12/2025 17:51 Bom dia!Minha mãe está a procura de um imóvel para morar. Ela mora sozinha e tem seus 63 anos. Estou auxiliando ela na aquisição (não tem experiência) e estamos entre duas opções:1- Casa mais antiga (40 anos), estruturalmente intacta, conservada, terreno grande (300m2) e quintal grande com gramado e edícula, porém com fiação padrão antigo (fios rígidos e disjuntores nema, embora tudo funcionando) e encanamento de ferro galvanizado (funcionando perfeitamente sem vazamentos ou redução na vazão mas há grandes chances de troca no medio prazo talvez). Bairro excelente próximo ao centro da cidade.2- casa mais nova (12 anos de construção) em bairro também excelente, terreno menor (150m2) portanto sem quintal (corredores e uma pequena area livre na frente). a casa tambem tem menos area construída. encanamento em pvc e elétrica padrão atual.Diferença de preco de 5% entre as duas casas (a mais antiga esta com menor preco).Gostamos muito das duas, porem pela area de terreno maior me inclinei pela primeira casa. Gostaria de saber dos mais experientes no que atentar nessa primeira casa que possa eventualmente servir de balança na escolha entre a casa mais antiga ou a mais nova. As duas estao em otimo estado de conservação geral.Obrigado!