Vira mexe o pessoal daqui começa uma discussão da melhor forma para evitar impostos de herança. Porém dificilmente eu vejo o pessoal falando de uma das melhores formas de se evitar imposto de herança: Gastar dinheiro.
Não, eu não estou falando apenas em gastar com você, apesar disso ser muito importante. Estou falando em gastar para seus herdeiros.
É muito melhor você assumir/ajudar nas contas/despesas dos seus herdeiros do que deixar com que eles paguem e no futuro dar uma herança maior.
Pega e começa a pagar as faculdade/escola do seus filhos/netos, especializações para o filho/netos, curso extracurriculares dos filho/netos, contas das casas, passeia com os filhos e netos no shopping e paga as contas etc
E não só isso. Se você é ainda mais afortunado, você pode proporcionar viagens internacionais ou intercâmbios para seus filhos e netos. Inclusive é uma boa oportunidade de ir junto e criar uma ótima experiência em família.
Fazendo isso, você alivia as contas dos seus herdeiros facilitando com que eles aumentem seus próprios patrimônios. Ou seja, uma transferência indireta de patrimônio. Tudo isso sem pagar nenhum imposto sobre herança.
E mais do que isso. Você vai oferecer a educação necessária e experiências para que seus filhos e netos tenham as habilidades necessárias para se tornar pessoas melhores e se virar sozinho depois e ainda participar disso de perto. Tudo com um controle maior do que simplesmente esperar morrer e deixar os herdeiros decidirem o que vai fazer com dinheiro. Sem contar, que é um processo muito mais prazeroso se sentir útil e vê frutos dia-a-dia nessa ajuda financeira do que só ficar pensando e esperando a morte.