Vocês ainda vão fazer uma besteira seguindo o que as ferramentas de IA falam.
Hoje mesmo um usuário trouxe essa informação referente a declaração de ativos financeiros no exterior claramente proveniente de uma ferramenta de IA:
"Cotação do Dólar: Para a conversão, a Receita Federal exige o uso da cotação do dólar PTAX de venda divulgada pelo Banco Central (BACEN). Você deve buscar a cotação do último dia útil do mês anterior ao da compra."
Destaco o "você deve buscar a cotação do ultimo dia útil do mês anterior ao da compra"
Isso não faz o menor sentido. Aparentemente a IA fez uma grande confusão com o lance da cotação do ultimo dia util da primeira quinzena do mês anterior que era a regra antiga para declaração de dividendos recebidos no exterior de Stocks/REITs/ETFs e também com a antiga obrigação de pagar os impostos de ganho de capital dsses ativos até o útil dia do mês após operação. Ou seja misturou dividendos com declaração de ativos e ainda utilizando regras antiga dos dividendos e ganho capital. Enfim, uma verdadeira confusão.
Como a gente sempre fala, ninguém precisa se preocupar, o BS faz tudo de acordo com as regras da receita federal. Estudamos as regras, lei, nos baseamos nos programas oficiais para justamente ficar exatamente igual. Além disso, fizemos inúmeros testes para confirmar que tudo está de acordo.
Ainda sim, se quiser confirmar as informações e regras, vá atrás das fontes oficiais. E não é como fosse super complicado achar essas informações. Basta ir no site da RF e ler o documento de perguntas e respostas, ler as instruções da seção de ajuda dos programas utilizados ou ler a leis que determina as regras.
Ferramentas de IA, de uma forma simplória, é apenas um Google com esteroides. Ela busca informações na internet, interpreta e entrega mastigado para você. Contudo tanto na busca quanto na intepretação não há nenhum compromisso ou garantia de precisão e verdade dos fatos. Assim como nem tudo que achamos no Google é verdade, a ferramenta de IA pode simplesmente entregar algo bonito e bem escrito, porém cheiro de erros, como o texto acima que colega trouxe hoje.