Mês passado foi aniversário da minha filha, completou dois aninhos. caiu em um sábado.
No meio da semana convidei meu pai para visitar-nos no dia do aniversário dela. Eu e minha esposa decoramos toda a casa, fizemos bolo, penduramos balões. É a única neta do meu pai. e nós moramos sozinhos e distantes da família.
Mas ele me respondeu que já tinha uma festa de aniversário naquele dia ,e portanto não poderia vir.
Minha mãe é falecida há 5 anos, então eu entendi que seria uma festa da família da namorada, com quem ele iniciou o relacionamento após o falecimento.E com ela ele passa as datas festivas de final de ano.
Eu amo bastante meu pai, e ele é super presente na vida da neta. Senti que ele também ficou desconfortável e logo em seguida ele fez todo o esforço para visitar a neta, o que aconteceu alguns dias depois do aniversário, mas não no dia do nascimento.
Tentei não levar a história para o coração, conversei na terapia e pensei. vou visitá-lo na casa dele,que é algo que ele sempre me pede e eu não consigo ir. Peguei um dia que deu tudo certo, filha não estava doente,esposa conseguiu dormir a noite e fui. Foi totalmente de última hora,mas eu já tinha acertado com ele que só conseguiria ir assim e ainda foi durante a semana. As expectativas estavam criadas.
Ocorre que, eu achava que iriamos passear juntos em família, mas chegando lá abordei o assunto e ele me disse que não poderia, pois tinha trabalho a fazer. E dito isso, ele me despediu de nós dizendo "fiquem a vontade". Meu pai é autonomo e vira e mexe ele faz viagens durante meses de atividade.
Parece que ele estava empolgado de fazer as coisas, até tinhamos conversado sobre ir a um Zoológico, mas me parece que qnd a situação real aconteceu, e nós estavamos de fato lá,ele achou melhor cumprir alguns compromissos que o dia a dia sempre trazem.e foi assim.
Aquilo me atingiu. Ser pai me fez lembrar muito da minha infância ,e para mim esses momentos ficavam muito marcados. Meu pai fez isso em alguns aniversários meus, e eu lembro de ficar muito magoado. Quando minha filha nasceu eu e ele tivemos uma conversa, e e ele me sugeriu não mudar nada na minha rotina e meus desejos em razão dos filhos, e isso é o que eu tenho mais feito.
Sei que minha filha é novinha e não sentiu nada disso, mas toda hora me vem uma frase "não deixer que ela sinta esse tipo de decepção, a qual eu senti já senti bastante".
toda hora me cobro para " deixar de ser filho" e "passar a ser pai". Como se o primeiro papel tivesse que morrer ,para que o segundo possa ser concretizado melhor.
Eu tento so abordar assuntos positivos com meu pai, evito falar de coisas ruins e pesadas..eu fiquei sentando com ele por uma hora..e falavamos sobre trabalho, sobre vida etc. mas em nenhum momento consegui abordar essas coisas que escrevi, e muito menos ele.
Uma outra situação me marcou bastante. Estavamos em uma festa de crianças, todo mundo alegre e batendo palmas pq era a hora do parabens. E de supetão meu pai me solta : Eu sempre tive que ouvir que não era um bom pai, um pai presente.Filho vc deixou de ser pedra e se tornou vidraça agora que é pai.
Aquilo foi totalmente inesperado e totalmente contrastante com o momento,.A namorada dele falou: para com isso, ta carente??
Alguém se identifica com essa bagunça toda? Grande abraço e um Natal maravilhoso para todos vcs