Sberbank concede o primeiro empréstimo lastreado em criptomoedas da Rússia para a mineradora de bitcoin Intelion Data
O Sberbank utilizou sua ferramenta interna de custódia de criptomoedas para garantir um empréstimo à empresa de mineração Intelion Data, sinalizando um interesse mais amplo em empréstimos cripto
O Sberbank concedeu o primeiro empréstimo respaldado por bitcoin na Rússia a um grande minerador de bitcoin, marcando uma transação piloto com potencial para expansão futura.
O empréstimo utilizou o produto de custódia cripto do Sberbank, Rutoken, para a garantia em bitcoin, assegurando a segurança dos ativos.
O Sberbank está explorando instrumentos de finanças descentralizadas e apoia a legalização gradual das criptomoedas na Rússia.
O Sberbank, o segundo maior banco da Rússia, concedeu o primeiro empréstimo do país lastreado em bitcoin a um dos seus maiores mineradores de bitcoin, qualificando a transação como um projeto-piloto e indicando interesse em emitir mais no futuro
“Acreditamos que este produto será relevante não apenas para mineradores de criptomoedas, mas também para empresas que possuem criptomoedas,” afirmou o banco em um comunicado. Não divulgou o valor do empréstimo.
O banco afirmou que utilizou seu próprio produto de custódia de criptoativos, Rutoken, para armazenar o bitcoin usado como garantia para o empréstimo em criptomoedas. “O empréstimo foi garantido por moeda digital minerada pela [Intelion Data]. Isso assegura a segurança dos ativos durante o período do empréstimo,” disse o Sberbank.
De acordo com RBC Cripto, o CEO da IntelionData, Timofey Semenov, afirmou que o empréstimo é um exemplo prático importante para o setor e um indicativo de que o mercado está alcançando um novo patamar que, se comprovado eficaz, poderá ser ampliado e utilizado na indústria de mineração russa.
Anatoly Popov, vice-presidente do Sberbank, afirmou que o banco já oferece aos clientes títulos estruturados e ativos financeiros digitais com investimentos em bitcoin, ether e
cestas de criptomoedas, acrescentou o órgão de imprensa russo. Popov também mencionou que o banco está atualmente testando instrumentos de finanças descentralizadas (DeFi) e apoia a legalização gradual das criptomoedas dentro do marco legal russo.
Sberbank emite o primeiro empréstimo da Rússia garantido por bitcoin em acordo piloto