Estava estudando sobre Tesla e lembrei de algo que ouvi por aí que acho que é sardinhagem, mas gerou um pensamento muito interessante pra mim.
Dizem que ela agora está muito cara porque o P/L está mais de 200 e que o mercado de automóveis deveria crescer N vezes para que valesse a pena pagar o preço atual nela.
É fato que se você faz dollar cost averaging isso vai ficar diluído ao longo do tempo, porque você vai pagar caro, depois barato, barato, caro, preço ideal, caro, barato... e isso vai se compensar no tempo e você terá uma rentabilidade média que vai se aproximar ao que a empresa entrega realmente.
Mas qual o momento de entrada? Vocês decidem de alguma outra forma? Porque se o P/L está realmente alto, é como se aquele investimento não fosse trazer bons resultados. O próximo aporte até poderia se pagasse sei lá um P/L de 50, mas de 200 não. Lembro também que o buffet disse que o maior erro dele foi não ter vendido coca-cola porque estava em um preço muito alto, ou seja, ele entrou numa posição muito alta enquanto o P/L estava alto demais para o que a empresa entregaria no futuro.
Sei dos problemas que esses indicadores têm, mas fico me questionando, o preço realmente não importa? Será que só em casos de uma posição de entrada muito alta? Será que não vale a pena olhar de vez em quando esse indicador?
Também fiquei pensando em aportar em mais empresas por mês, porque desse modo estaria diluindo ainda mais o preço de compra e diminuindo o risco de pagar mais caro ou mais barato e me aproximar da "média".