Fim de 2025 foi um festival de boniticações e ainda bem que temos o BS para atualizar tudo para nós.
Eu sou uma pessoa com TOC e não compro nada no fracionário. Quando algum evento acontece e o resultado das ações não é múltiplo de 100, eu em geral vou no fracionário para complementar. Exemplo: RADL me deu 60 ações, eu vou lá e compro 40 pra manter as minhas ações múltiplas de 100.
Uma coisa que percebi, no entanto, é que nem todas as bonificações na corretora correspondem ao que está no BS. Na maioria dos casos, o número vem certinho, mas no caso específico de ITUB3, RADL3, POMO3 e SLCE3 tem uma ação a menos na corretora do que deveria ter (e que o BS adicionou automaticamente).
Por que isso aconteceu?
Fiquei matutando aqui e a única explicação que consegui chegar foi por causa do aluguel de ações.
Um exemplo: Tenho 1000 RADL3 e elas tiveram 2% de bonificação. Eu deveria ter 1020. Mas caso eu, na hora do evento, tenha 610 em custódia e 390 alugadas, eu receberia 12,2 ações (arredonda pra 12) pelas que tenho em custódia e 7,8 (arredonda pra 7) pelas que eu tenho alugadas, que somando dariam 19 e não 20 ações bonificadas.
É isso?
Essa diferença de números (sempe uma ação a menos) já aconteceu comigo antes e eu resolvi não reclamar e comprei uma ação a mais no fracionário na hora de complementar meu lote de 100 ações.
Mas como desta vez ocorreu com 4 ações, eu pensei em encher o saco da corretora. Mas queria saber se isso aconteceu com mais alguém e se seria algo relacionado ao aluguel de ações mesmo ou outra questão.