15 Primeira viagem para Europa com cidadania. Como entrar na Europa? comentada em 14/01/2026 15:21 Assuntos Gerais ProsperidadeSempre em 14/01/26 6:04 comentada em 14/01/2026 15:21 Bom dia!Recentemente adquiri cidadania portuguesa (ficando, assim, com dupla cidadania). Já estou com o passaporte português.Daqui alguns meses, farei uma viagem para Europa, entrando pela Espanha (conexão) e França (destino final). Depois retornarei ao Brasil pela Alemanha (saída) e Espanha (conexão).Acontece que irei com minha esposa, que tem apenas cidadania brasileira.Tenho duas dúvidas:1) Quando estiver entrando na Europa, posso entrar com minha esposa pela fila de cidadãos europeus? Ou precisamos entrar por filas diferentes? Se for o caso, eu vou entrar com o passaporte brasileiro mesmo, pois não quero me separar dela na fila.2) Caso seja possível que a gente entre pela fila de europeus, eu preciso necessariamente comprar minhas passagens aéres utilizando meu passaporte português? Ou tanto faz?Agradeço desde já a atenção de todos e ficaria muito grato se alguém já tivesse passado por isso e/ou pudesse me ajudar.