13 DEVOLVER O DESCONFORTO #PAS comentada em 22/01/2026 09:18 #PAS FincFami em 21/01/26 13:16 comentada em 22/01/2026 09:18 “Devolver o desconforto” é uma expressão usada na psicologia e nas relações emocionais para descrever a atitude de não assumir como seu um incômodo, tensão, culpa ou ansiedade que na verdade pertence ao outro.Em outras palavras:?? é reconhecer que o mal-estar não nasceu em você e conscientemente devolvê-lo a quem o gerou, sem agressividade, mas com limite emocional.?? Em termos simplesÉ dizer internamente (ou às vezes em voz alta):“Isso não é meu. Eu não vou carregar esse peso.”?? Exemplos práticosAlguém chega irritado e fala de forma seca com você→ você sente culpa ou tensão→ devolver o desconforto é perceber: a irritação é dele, não minha.Uma pessoa faz uma cobrança injusta→ você se sente mal, como se tivesse errado→ devolver o desconforto é não entrar no jogo emocional.Uma mãe/pai se sente culpado por algo que não controlava→ devolver o desconforto é aceitar limites humanos.?? O que NÃO é devolver o desconforto? não é ser frio? não é ignorar o outro? não é agressividade? não é falta de empatiaÉ empatia com limite.?? O que É devolver o desconforto? responsabilidade emocional? autoconsciência? limite saudável? maturidade afetiva?? Frase-chave para lembrar“Eu posso acolher o outro sem me adoecer com o que não é meu.”