Ok hehe. Aqui vai a história de um.
Sempre morei e paguei os meus impostos no Brasil. Tudo normal, aí meu pai doou dois imóveis pra mim sem reserva de usufruto e mais 5 imóveis com reserva de usufruto pra ele. O certo era eu receber esses dois que ele passou normalmente, e ele receber dos quatro que ele tinha a reserva do usufruto ainda. Mas ele viu que eu não estava trabalhando, e que minha alíquota de IR era 0%, então resolveu colocar cinco aluguéis no meu nome.
Fui pra Itália depois de um tempo. Acabei não sendo bem orientado quanto à residência fiscal italiana, e cometi um erro que ativaram 2 anos residência fiscal na Itália...
Aí eu teria que declarar o erro que eu já declaro no Brasil, mas aí é mentira em dois países, ou declarar diferente, mas se conferirem estou lascado, ou não declarar e correr o risco de multas altíssimas.
Todos os cenários são ruins.
Nunca deixe ninguém usar o seu nome. Nem sob ameaça. Chame a polícia, ou o que for. Peça ajuda ao redor. Avise. Nunca, nunca deixe fazerem isso com vocês.
Meu desejo agora é conversar com meu pai, e se ele aceitar, assinarmos amigavelmente uma retificação dos IRs brasileiros, corrigindo os aluguéis errados e pagando os impostos com multas reduzidas. Se o meu pai aceitar, ficarei feliz.