Um erro comum de quem começa investir em renda variavel, principalmente em momento de alta e euforia, é não entender as coisas mudam toda hora e o tempo todo. E ninguem tem a minima ideia do que pode e vai acontecer. E quando consideramos todas os anos que vamos estar investindo, essa situação fica ainda mais doida.
Pode até parecer que o mercado sempre foi ou é assim mas não se engane, não é. Investir, em alguns sentidos, é muito mais caotico e aleatorio do que as pessoas pensam.
Inclusive para exemplificar isso vou citar alguns poucos casos pessoaiss que já me ocorreram no meu pouco tempo (15 anos) investindo:
- Tinha um valor relevante para aportar em umas 4 ou mais empresas. Porém errei e ao inves colocar parte do aporte na primeira empresa, coloquei todo o aporte nela. Do nada a empresa nos meses seguintes valorizou +4x. Porém ela depois de um tempo desvalorizou bastante e hoje ela está valendo "apenas" 40% acima do que paguei.
- Tenho empresa que algum tempo depois que comprei apareceu um grande escandalo que fez com que as ações caissem mais de 50%. Porém desde entao ela já valorizou mais +4x.
- Tinha colocado duas empresas de códigos parecidos na carteira para comprar. Comprei uma empresa. Passei um tempão achando que tinha uma empresa, porem na verdade eu tinha a outra. Por unicamente sorte, a que comprei continuou bem tanto na cotacao quanto na parte financeira e já a outra piorou os fundamentos e por consequencia a cotacao(até então).
- Tenho REIT que era redondinho e que fez fusão criando um novo REIT muito alanvacado e que por consequencia no futuro fez com que os indicadores piorassem e a cotacao caisse uns 90% nos anos seguintes.
- Tenho açoes de empresa que quando comprei vinha tendo resultados cada vez melhores basicamente desde de sua existencia. Porém veio uma 'tempestade perfeita' que prejudicou a empresa e que até agora ela não deu a volta por cima.
- Encontrei uma empresa com otimos dados financeiros. Pensei comigo: "Essa vai ser muito boa no longo prazo". Comprei as ações. Pouco tempo depois ela foi adquirida.
- Quando investia com dólar a 3,5 reais, a pessoas falavam que o dólar tava caro. Quando investia com dólar a 6 reais, as mesmas pessoas falavam que o dólar tava barato.
- Tenho ações que já ficaram com retorno bem negativos que hoje estão positivas assim como tenho ações que ficaram com retorno bem positivo e que hoje tem um retorno menor ou até negativo.
- Nesses 15 anos teve guerra Russia x Ucrania, inumeros prenuncios de 3 guerra mundial e ou uso de bomba atomica, pandemia, impeachment, vários escandalos na politica de tudo que lado, desastres ambientais, mudanças de regras tributárias e muito mais. Em todos momentos teve muita histeria que depois passou e nada de relevante aconteceu.
Etc
São exemplos pessoais mas com certeza nao são exclusivas a mim. Muito que lerem esse post vao lembrar de situações parecidas e ou ainda vão passar por questões similares. E isso é de fato investir. É errar ao colocar uma ordem. É comprar uma empresa sem querer. É achar que encontrou uma otima empresa que apresenta grandes problemas. É tentar colocar as chances a seu favor, mas não ter a mínima ideia do que vai acontecer. É todo mundo achar que o dólar vai explodir e as bolsas americanas subirem cadas vez mais e a realidade entregar uma queda expressiva no dólar e uma das maiores altas da sua historia recente da bolsa brasileira.
E é por isso que considero que uma das maiores qualidades de um investidor é o desapego e visão de longo prazo. Lembre-se sempre que não é sobre hoje mas sobre o futuro. As coisas que hoje acontecem, podem simplesmente mudar totalmente quando o investidor estiver de fato na epoca de usufruir do seu patrimonio.
Enfim, abrace o caos.