Li uma matéria com um levantamento simples: pegaram as projeções de começo de ano (Focus e pesquisa com gestores) e compararam com o que realmente aconteceu em Ibovespa, Selic, PIB, dólar e IPCA nos últimos anos. Resultado: erraram 95% das previsões kkk, 1 acerto em 20 previsões. E não é porque economista é burro, mas porque o mercado é imprevisível mesmo. Basta uma mudança externa, uma crise, uma seca, uma guerra, um choque de preços, e o modelo estatístico mostra que não se adequa a realidade.
Pra mim a lição é prática: se essa turma, com time, modelo e informação, erra feio, por que eu vou basear meus aportes e minha paz em chute de Selic e dólar? Previsão macro serve mais para justificar giro e ansiedade do que para construir patrimônio.
O pequeno investidor ganha quando troca previsão por processo: reserva de emergência, aporte recorrente, diversificação, evitar alavancagem e rolos, e escolher ativos que você consegue carregar em qualquer cenário. Quem vive de previsão vive mudando o plano. Quem vive de plano atravessa bem melhor por tudo.