**TL;DR:** Contratei pediatra na sala de parto, paguei valor X, mas a nota fiscal saiu X + 500 sem ninguém perceber; mandei pro plano para reembolso, recebi valor Y (abaixo de X, pois é o limite do plano). A clínica percebeu o erro meses depois, tentou cancelar a nota, mas a prefeitura não permite; querem emitir recibo de 500 em dinheiro para justificar, mas acho errado. Já recebi o reembolso e para IR vou declarar só o valor que paguei (X). Vou recusar o recibo extra, pedir que sigam o processo correto de cancelamento da nota e me preocupo se posso ter problemas com a Receita; quero saber se preciso tomar mais algum cuidado para não ter problemas futuros." O que eu tenho que fazer pra me proteger de rolo?
Meu filho nasceu em novembro e fizemos a contratação de pediatra para atendimento na sala de parto, pagamos um valor x, só que a nota fiscal que mandaram tava com valor x + 500. Ninguém percebeu que o valor tava errado, mandamos pro plano de saúde pra reembolso e devolveram um valor y, bem abaixo de x, que é o limite do plano.
A clínica da pediatra só percebeu esse erro agora em janeiro, a contabilidade tentou cancelar a nota e emitir outra mas a prefeitura já fechou todas as notas e o caixa, e disse que teriam que abrir um processo para cancelamento da nota, o que pode demorar meses e a gente ficar "sem conseguir usar para o imposto de renda porque viria com a data desse ano."
A ideia da pediatra é emitir um recibo de 500 reais pagos em dinheiro pra usar de comprovante, o que pra mim já fica com cara de tentativa de fraude. Pra gente não faz diferença a nota vir no valor x ou x + 500 para fins de reembolso, porque já recebemos o dinheiro e o limite é bem abaixo; acredito que se der problema com a Receita, poderia apresentar os comprovantes de transferência e mostrar que o valor certo é x (que é o que vou declarar independentemente de a nota ser corrigida ou não, demorando ou não).
Já sei que devo recusar a ideia dela de emitir recibo e entendo que o correto seja abrir o processo pra cancelar a nota e emitir outra com o valor correto; minha dúvida é se existe algo mais que precise ser feito e se eu posso ter algum problema com a Receita por conta dessa nota.