Peço opiniões para quem puder agregar algo.
Meu pai, hoje com seus sessenta e poucos anos, criou 2 filhos bem sucedidos na vida e hoje vive com minha mãe no interior a 200 km de mim. Minha mãe me liga umas 5x por semana pra reclamar dele, sobre o quanto ele bebe e a trata mal quando está alcoolizado, sobre o quanto a bebida dele atrapalha a relação. Meu pai nega tudo, como um bom alcoolista. Diz que não é dependente e que para quando quiser. Ele não para, ele bebe os 7 dias da semana.
Já tentei conversas suaves com ele e percebo uma tendência (ou pelo menos finge) em me ouvir. Ao mesmo tempo, se acha instruído, faz exame simples de sangue que dão normal e se acha invulnerável.
O ponto central em que me vejo é: meu irmão diz que são adultos e que não devemos intervir. Eu só imagino o cenário quando alguma desgraça acontecer (pq vai acontecer), seja dirigindo em estradas pequenas de interior, seja por destruição da saúde. E pensar “eu devia ter feito algo?”. Além de ver minha mãe infeliz, me fazendo de caixa de desabafo por telefone quase que diariamente, coisa que não faz com meu irmão.
Eu simplesmente poderia deixar pra lá e viver minha vida, pensando no quanto já expliquei os prejuízos que ele pode causar, e embora eu o ame, o fato dele ignorar me faz pensar que eu fiz o que eu podia. Mas será que eu realmente fiz?
Bem, é isso.