Não sou muito de compartilhar experiências pessoais porém acredito que esse relato pode ajudar outros usuários daqui do site e por esse motivo escrevo esse post.
Para quem não me conhece, um pouco de contexto. Eu tenho 35 anos e invisto há 19 anos. Basicamente todo esse período frequentando a Bastter.com e com muitos anos sendo moderador do site. E não, não sou removido. Bem longe disso na verdade.
Acredito que conheço bem a filosofia do site e comportamento dos usuários e logo também entendo que conheço bem as suas armadilhas. E uma dessas principais armadilhas é a do "futuro".
Apesar de não falar isso, na verdade lutar contra isso, pode ser que para muitos a filosofia de acumulo de patrimônio do site deixe a entender que existe um momento certo para começar usufruir do patrimônio acumulado.
Parece que o ideal é só usar o dinheiro quando tiver bastante e chegar na tranquilidade financeira. O que é algo relativo mas para muitos valores bem grandes.
Ex:
- Quando tiver 3 milhões de reais de patrimonio e alcançar a tranquilidade financeira, eu começo a fazer minhas vontades. Uso o juros dos investimentos para isso.
Acontece que esse comportamento leva a crer que nunca é hora certar de usufruir o patrimônio acumulado. É sempre no futuro, nunca no presente. E esse futuro vai demorar de chegar.
Não atoa é bem comum ver no site relatos de pessoas se questionando se deve/pode ou não utilizar o dinheiro para comprar algo.
Sem contar a ótima sensação de ver o valor do patrimônio cada vez maior e sensação ruim dele não crescer ou até mesmo diminuir. E com isso é capaz do investidor chega no seu objetivo e ainda querer aumentar mais.
O grande problema desse comportamento é ignorar os ativos mais valiosos que temos em nossas carteiras: tempo e saúde. Dois ativos que não tem liquidez e não podem ser comprados.
Passamos anos fazendo objetivos para quando chegarmos na tranquilidade financeira, mas esquecemos que quando e caso chegarmos muito provavelmente poderemos não ter o mesmo vigor e disposição para faze-los.
Ex: Vc tem 30 - 50 anos e pensando que com 60 você vai se aposentar e fazer uma viagem que sempre sonhou. Será que com 60 anos você terá a mesma saúde para usufruir dessa viagem como hoje você tem?! E as pessoas que você pretende compartilhar essa viagem (ex: pais), estarão vivos quando isso acontecer?!
Por mais que nós nos cuidemos e fazemos exercício, temos que concordar que o tempo é implacável e saúde muitas vezes é uma roleta russa.
E foi pensando nessa armadilha que decidir agir. Tirei uma das minhas muitas vontades do papel. Decidi por estudar gastronomia. Comecei a me interessar cada vez mais pela área e queria algo para mudar um pouco a minha rotina. Hoje é um hobby mas nunca se sabe. Procurei uma ótima escola, passei 2 meses em São Paulo, utilizei RE e uma parte do patrimônio para pagar e pronto. Devo voltar para ficar mais tempo e fazer o restante do curso.

Poderia fazer isso mais velho? Com certeza. Teria mesma disposição? Não sei. Também não sei se teria o mesmo tempo disponível. Sem contar que quanto antes eu começar, mais tempo tenho para me aprimorar.
Veja que não é difícil realizar vontades/sonhos. Basta não se apegar ao dinheiro. Eu, por exemplo, poderia ter um patrimônio maior caso não tivesse esse gasto. Mas ter dinheiro por dinheiro não tem qualquer utilidade.
Enfim, fica o recado para ter cuidado para ser escravo de planilhas, do BS, de objetivos, do dinheiro em geral. Ninguém precisa fazer nenhuma maluquice e deixar de investir ou vender tudo e fazer tudo que quer. E claro, cada um vai ter uma realidade diferente. Mas tenham em mente que o dinheiro é uma ferramenta que está sempre a disposição de vocês e que o tempo está passando e a gente está sempre envelhecendo. Utiliza-lo, independente do momento, para uma boa causa não tem nada de errado.