Meus pais são uma fonte de conhecimento. Mas tive pouca convivência com eles e nunca saberei o que, intencionalmente, eles queriam me passar.
Como seria bom se eles tivessem me dado um manual da vida conforme suas observações, seu ponto de vista, frustrações e conquistas. Mas não é o estilo deles e, quanto a isso, só posso (e tenho) a agradecer por tudo o que fizeram (e ainda fazem).
Mas pensei que poderia fazer diferente: fazer um livro para minhas filhas. Ainda são pequenas: 6 e 8 anos.
Comecei pequeno, igual @Bastter diz (um parágrafo só por dia). Então, sempre na mesma hora, no mesmo lugar e escrevo pelo menos um parágrafo.
É incrível o poder disso. O livro já tem 300 páginas (e só de texto. Não tem figuras de meia página... rs). Nele tem histórias da minha vida, um pouco de filosofia, psicologia e, alguns conselhos de pai.
Quando chegarem à idade apropriada, farei uma impressão caprichada e darei uma cópia a cada uma.
Se elas irão ler ou deixarão na estante, caberá a elas. Mas, apenas o fato de escrever todo dia: melhorou minha escrita; tive mais clareza de pensamento e me trouxe mais afeto (é um momento que penso nelas e como ensiná-las).
Então, já deu certo.O livro é construído diariamente. E só ficará pronto alguns meses antes delas completarem a idade apropriada (ainda falta muito).
Minha gratidão à comunidade que incentivou a me tornar um pouco melhor. Agora sei que posso fazer uma coisa simples, sem gastar 1 centavo e, ao mesmo tempo, gratificante.