Boa tarde, no mês de fevereiro e neste mês de março, fiz duas vendas (ações da MOVI3- MOVIDA e o fundo de investimento imobiliário LVBI11), algo que não jamais tinha feito.
E ocorreu o seguinte:
FEVEREIRO: MOVIDA - comprei no valor líquido por R$703,64( comprei em 2022) e vendi no valor líquido por R$652,01, obtendo um prejuízo de R$51,63.
(obs: vendi pois a empresa não encaixa nos meus fundamentos atuais, e comprei muito no início quando comecei a investir)
MARÇO: LVBI11 - comprei no valor líquido por R$1045,01 (comprei em 2025) e vendi no valor líquido por R$1107,09, obtendo um lucro de R$62,08.
(obs: vendi por conta da OPA, HGLG11 assumindo, e evitar rolo com IR futuramente).
Portanto, eu posso compensar o prejuízo da ação com o lucro do FII? Li que no FII a tributação é 20% sobre o lucro. Então, 20% da venda do FII acima citado (LVBI11) é R$12,42.
Diante disso, eu posso compensar ou emitir uma DARF de R$10,00 e já resolver essa situação? Ou somente declarar a vendas? pois o prejuízo foi maior que o lucro.
Fico aguardando a resposta, se puder me ajudar. "Errando o mínimo e evoluindo sempre"