Há mais ou menos um mês e meio, passei pelo primeiro término de um relacionamento longo na minha vida. Estava bastante ansioso, tenso e me sentindo culpado pelos meus erros. Cheguei até a fazer um post na central "Ajuda eu, pow"; informo que todos os comentários, sugestões de livros e lives do Paulo e do Bastter foram bastante úteis. Agradeço de coração!
A história que quero relatar ocorreu cerca de uma semana após o meu término. Entrei em um Uber para voltar do trabalho, e o motorista era um senhor muito simpático. Em poucos minutos de conversa, ele contou que tinha 76 anos e que estava trabalhando como motorista porque sua esposa havia falecido há alguns meses e ele estava se sentindo muito sozinho. Após essa fala, o silêncio se instaurou no carro, e eu não sabia muito bem o que dizer depois daquela informação, até que o senhor o rompeu dizendo: "Eu não tenho do que reclamar. Deus me deu 55 anos de saúde e prosperidade com a minha mulher. Eu só tenho a agradecer." Quando ele disse isso, aquilo me atingiu no estômago como um soco, e percebi que a gratidão torna tudo mais leve. Eu olhava aquele homem e via que, em seu coração, havia uma tristeza como eu nunca tinha visto antes; uma tristeza serena e, de certo modo, até feliz. Havia claramente dor e saudade em sua fala, mas a gratidão fazia com que esses sentimentos pesados se tornassem mais leves. Ao terminar a corrida, agradeci pelo ensinamento e dei um aperto de mão naquele senhor, certamente, foi uma das conversas mais marcantes da minha vida.
Essa vivência me fez refletir sobre a forma como eu estava lidando com o meu término. Notei que a forma mais fácil de passar por esse momento seria agradecendo, agradecendo pelos erros e acertos que tive ao lado da minha ex-companheira. Pois somente a gratidão permite que o que é bom permaneça em nossos corações. Esse “bom” refere-se a tudo aquilo que contribui para o nosso crescimento pessoal.
Busquem deixar o cérebro de vocês mais eficiente em agradecer!!
Sugestão de desafio: usar a seção de agradecimentos do Bastter System uma vez por dia por um mês.