Tem coisas que a gente sabe mas nunca para para pensar mais a fundo. Uma dessas coisas no meu caso era a taxa de perfomance.
Obviamente, eu sei que era um valor alto cobrado sobre o retorno acima do bechmark e que é algo ruim para o investidor. Essas informações são mais do que suficiente para fugir de qualquer fundo.
Porém o que eu não tinha ciência era frequencia dessa cobrança.
Não sei porque, talvez me deixei levar pelo nome, mas para mim era cobrança feita no resgate ou de anos e anos. Sei la. Periodo necessario para fundo mostrar sua eficiencia e fundo ter uma perfomance de longo prazo ou no resgate para justamente contabilizar de fato o retorno do acionista.
Exemplo: Comprou o fundo, saiu depois de 5 anos com lucro de 100% acima do benchmark, 20% desse lucro vai ficar com o fundo como taxa de perfomance.
Isso por si só já seria um absurdo. Mas não é assim que ocorre.
Taxa de perfomance é cobrada normalmente semestralmente!!!.
Isso me levou ao entendimento, um pouco até obvio mas assustador, que a taxa de perfomance é uma taxa frequente de cobrada de retornos não realizados.
Exemplo: Vc compra o fundo e fica com ele por anos. No resgate vc saiu no prejuizo. Além de taxas anuais que vc pagou, vc também pagou inumeras vezes taxas de perfomances por retornos temporarios e pontuais que simplesmente não foram para seu bolso.
É tipo pagar bonus de campeao ou de libertadores para um time de futebol quando eles estão nas respectivas posições e não quando de fato o campeonato termina e eles concretizem suas conquistas.
Exemplo: Bahia ficou em primeiro lugar durante 5 rodadas e terminou na zona do rebaixamento. O clube ainda sim pagaria bonus de campeao.
Isso é de uma insanidade inacreditavel
E mais inacreditavel ainda é que para muitos esses gestores são sinonimo de confiança conhecimento. Provavelmente resultado de vies de autoriade
Quando se trata de investimentos e dinheiro, as pessoas creditam conhecimento aqueles que tem dinheiro. Mas não necesseriamente a pessoa naquela posição tem dinheiro ou mesmo que tenha dinheiro, não significa que ele não foi obtido com conhecimento. Não atoa todo coach, consultor e afins fazem propaganda falando conquistou mundo e fundos mas esta disposto a dedicar um pouco do seu tempo corrido para ajudar meros mortais a conseguir o mesmo em curso de 20x de 250 reais.
Resumo da obra, esses gestores que abocanham grandes bonus em virtude de taxa de adm a.a e taxa de perfomances para muitos são grandes exemplos e profissionais a serem seguidos por muitos que querem entrar no mercado financeiro. Quando na verdade eles são um dos muitos exemplos que no mercado financeiro não tem espaço para educação, moral , etica e colocar o investidor em primeiro lugar. Só tem espaço para tentar transferir o maximo do dinheiro dos investidores para o mercado e seu agentes sem que eles percebam.