A diarista daqui de casa é bem limitada quanto a realizar assuntos “burocráticos”. Coloco entre aspas pois esses assuntos são: ter conta em banco, lidar com INSS, pleitear benefícios sociais, etc. Até pra a gente fazer o pagamento às vezes a gente faz pra uma amiga dela que ela usa o cartão para fazer as compras. Inclusive acho que ela não lê muito bem.
Pois bem, outro dia ela conversando aqui em casa falou que não conseguiu cadastrar a conta de luz na tarifa social. Pra quem não sabe, existe a tarifa social, de energia e de água (o nome varia entre estados) que é bem mais barata para pessoas menos favorecidas, que recebem benefícios sociais.
Pois eu fui pesquisar e bastava ela apresentar que recebia o benefício que ela já recebia que automaticamente teria direito.
Aí eu disse: Fulana, porque você não recebe? Ela falou que era porque a conta dela estava em nome do pai falecido há vários anos e foi uma vez tentar mudar, mas o atendente disse que tinha que ter todos os “papéis” da casa e ela não tem. Como eu sei que essa informação tá errada pois vivo me mudando, eu disse que tava errado, que ela tem o direito de passar para o nome dela e, inclusive, é melhor pra empresa de energia ter ela como cliente do que alguém que já morreu. Sabendo da limitação dela, eu me voluntariei pra fazer.
Pedi pra ela trazer os documentos e tentamos por algumas semanas no aplicativo da companhia, mas o app estava com problema pra fazer isso. Findou que um dia eu marquei com ela pra sair daqui de casa e ir lá na Casa da Cidadania (centro de serviços de água, luz, passaporte, etc. Em SP se chama Poupa Tempo). Botei ela no carro e fui lá.
Resolvemos e ela hoje tá cadastrada e com o benefício indefinidamente. Ficou numa felicidade só. Eu fiquei mais feliz do que ela!
Agora ela buscou alguns documentos no posto de saúde de perto da casa dela que eu vou dar entrada para ela conseguir um outro de transporte público, pois ela sofre de (acho que) artrose, não sei exatamente. Mas pode enquadrar como PCD.
É isso. Às vezes algo que parece elementar pra nós, outra pessoa tem grande dificuldade e custam muito pouco pra nós ajudar.