Há algum tempo venho tentando reduzir o consumo de álcool. Quando era mais novo, beber fazia parte da rotina: praticamente toda sexta, sábado e domingo tinha alguma bebida envolvida: cerveja, vinho, whisky, ou o que aparecesse.
Hoje ainda gosto de apreciar uma bebida de qualidade, mas com o tempo, fui diminuindo bastante o consumo e tentando deixar apenas para ocasiões específicas, como festas ou comemorações, sempre sem exageros.
Só que ainda tenho um hábito que resiste e estou tentando repensar. Aqui em casa, o programa de sábado à noite é abrir umas cervejas e assistir a um filme. Nada muito absurdo, mas nisso acabam indo umas 3 ou 4 latinhas por semana.
Como percebi que o mais importante não era a cerveja em si, mas o ritual de relaxar, curtir o momento, confraternizar. Então comecei a comprar cerveja sem álcool.
Mas, ainda fico na dúvida se trocar pela cerveja sem álcool é um avanço válido, ou se, no fim das contas, continuo mantendo um hábito pouco saudável e consumindo junk food. Será que o melhor seria tentar abandonar de vez essa associação entre relaxar e beber uma cerveja?
Queria ver as opiniões de quem já passou por algo parecido ou tenha outro ponto de vista.