Venho agradecer a comunidade Bastter .
Sou médico e, há anos, atendo pacientes com dor crônica. Hoje sabemos que uma das causas mais comum da dor crônica é a chamada dor nociplástica — fortemente associada a fatores como estresse emocional, sedentarismo, ansiedade, insatisfação com a vida e sobrecarga mental. Ou seja, muitos dos pilares que o site aborda há anos: cuidar da saúde, organizar a vida, construir hábitos saudáveis e ter equilíbrio emocional. Porque, no fim, é muito difícil sustentar qualquer investimento ou patrimônio quando a própria vida está em desordem.
Há cerca de um ano comecei um projeto simples: um MVP em que eu enviava vídeos diários pelo WhatsApp para pacientes com dor crônica. Ao todo, cerca de 100 pessoas participaram. Os vídeos ensinavam exercícios mentais e estratégias baseadas em neurociência da dor e neuroplasticidade. Os resultados foram semelhantes a estudo sobre dor cronica e neuroplasticidade ( boulder back study ): aproximadamente 80% relataram melhora significativa da dor. Hoje estamos estruturando um estudo formal em universidade pública para avaliar esses resultados de maneira científica.
Com base nisso fiz app, que acaba de ser lançado na
Apple App Store. O objetivo é ajudar pessoas com dor crônica por meio de ferramentas práticas baseadas em neurociência, educação em dor e neuroplasticidade.
Não sei se o aplicativo dará certo comercialmente. Mas, sinceramente, o que sempre me motivou foi perceber que muitas pessoas conseguiram voltar a viver melhor, com menos sofrimento e mais esperança.
E boa parte disso só foi possível graças à filosofia que aprendi acompanhando o Bastter ao longo dos anos ( ter reserva de emergencia e poupanca foram primordiais para eu ter tocado este projeto por 1 ano ) .