Bom dia pessoal!
Estou com uma duvida a respeito do meu treinamento de corrida. Se alguém experiente na área puder me dar uma luz, agradeço!
Recentemente fiz minha primeira meia maratona em Porto Alegre após um ciclo completo de treinamentos, e o resultado foi ótimo, dentro do esperado para mim (sub-2h).
Iniciei o ciclo com a assessoria cujo dono foi meu treinador por alguns anos. Se tornou um amigo pessoal. Conheço ele desde 2011 e meus primeiros passos na corrida foram com ele. Fiquei uns anos parado e retornei com ele ao final de 2024. A assessoria é de uma cidade proxima (na minha nao tem) e o conheci quando morava lá à época. Meu treino é à distancia. Os feedbacks e os contatos sempre foram próximos e eu gostava muito. Porém senti que, nesse ciclo especifico meu corpo nao reagiu bem a metodologia de treinos (longos em Z3 na maioria do tempo, achava um ritmo mais forte do que o habitual para um longo. Saía bem destruído destes treinos), alem de treinos de tiro sem aquecimento prescrito, me assustou um pouco o risco de lesões. Por conta disso optei por trocar de assessoria faltando um mes para a prova.
A nova assessoria é de um treinador com certo nome no mundo da corrida e ele demonstra bastante conhecimento tecnico, e minha planilha neste ultimo mes aparentemente casou muito bem, pois aumentei consideravelmente o volume sem me lesionar, e os longos ficaram num ritmo mais leve, consegui termina-los sem estar destruído (kkk). Porem percebo que o contato é bem mais distante. Não me sinto tão confortável em dividir todas as agruras do ciclo, talvez por estar ha apenas um mes la, talvez por ser algo mais distante mesmo. Perguntei qual dos tenis da minha rotacao deveria utilizar na prova, recebi link de tenis patrocinado para compra. "porque os dois estavam bem ruins". Aluno dessa assessoria mandando mensagem vendendo consorcio... Enfim, mas o treinamento casou bem de qq forma.
Gostaria de saber dos mais experientes se esse objetivo alcançado foi desse ultimo mes de treinos ou se foi dos meses anteriores com a outra assessoria. Meu volume de treino aumentou coisa de 50% nesse mes com ele pois aparentemente estava baixo para uma meia. De qq forma o objetivo na prova foi alcançado.
OBS: Treino 100% só, aqui na minha cidade nao tem grupos de corrida.
Gosto de treinamentos estruturados e me desafiar. E pretendo talvez concluir uma maratona daqui uns 2 anos, vamos ver.
Obrigado!