Ontem, voltando pra casa já tarde da noite, estava com filha pequena e esposa no carro. Uma moto estava na minha frente na mesma velocidade.
Passando por uma rua pouco movimentada, chegando num semáforo, do nada a moto freia em cima (ainda muito verde, faltando algumas bolinhas pro amarelo). Eu consigo freiar, e por impulso, dou uma buzinada ainda freiando sinalizando que estou atrás (achei de verdade que não ia dar tempo).
Percebo que o rapaz estava mexendo no celular enquanto pilotava. Por isso parou ainda no sinal verde. Ao ouvir a buzina ele dá meia volta, para do meu lado, começa a gesticular e falar um monte pra mim.
Meu impulso inicial foi começar a abrir a janela pra dizer que ele estava errado. Mas em fração de segundos, repensei: "Estou com filha e esposa no carro. Minha esposa me conhece. Eu não preciso bancar o machão pra ela".
Mão de volta no volante, deixei o cara falando sozinho mais alguns segundos até que ele se cansou e saiu. Cheguei em casa com minha família segura, rindo de outras coisas e já nem lembrando mais do episódio.
Se eu abrisse a janela pra discutir, poderia não ter acontecido nada. Mas poderia ter acontecido também. Há alguns anos talvez eu teria abaixado a janela. Hoje não.
Trânsito não é lugar de pagar de machão. Não pague pra ver.