Olá pessoal, tudo bem?
Estou com uma dúvida sobre previdência privada e gostaria muito da ajuda de vocês, caso alguém aqui tenha um conhecimento mais aprofundado no assunto.
A minha situação é bem específica. Após estudar bastante o tema, cheguei à conclusão de que faz muito sentido para a minha realidade aportar em um
PGBL que replica a Selic e cobra taxa zero de administração.
Como eu ainda não encontrei outro fundo com taxa zero no mercado, a minha intenção seria concentrar todos os meus aportes do PGBL nessa única instituição. Mas daí vem o meu receio:
existe risco de custódia em PGBL?Se eu aplicar os recursos lá e a instituição vier a quebrar, eu perco o meu dinheiro? Ou, no caso de falência dessa gestora/seguradora, haverá a transferência de todos os meus recursos para outra instituição de forma segura?
Pelo que pesquisei até agora, o cenário parece ser o seguinte (e por favor, me corrijam se eu estiver errado):
Na fase de acumulação: Há uma segregação patrimonial entre a gestora e o fundo. De forma que o dinheiro é dos cotistas e não entra na massa falida. Logo, não haveria risco de custódia, aparentemente.
Na fase de usufruto (renda): Aqui o cenário muda. O risco passa a ser diretamente atrelado à saúde financeira da seguradora. Se ela falir, vai dar "Mesbla" pra mim.
Essa leitura que eu fiz está correta?
É uma dúvida genuína de alguém que já estudou e pesquisou bastante, mas que ainda não tem 100% de certeza sobre essa resposta.
Agradeço demais a quem puder compartilhar um pouco de conhecimento e me dar uma luz sobre isso! Um abraço.