Dia 07/07, enterrei a minha irmã. Ela lutou contra um câncer por anos. Começou nas mamas e se espalhou por 8 órgãos, incluindo o cérebro, quando a qualidade de vida dela começou a se deteriorar muito rapidamente.
Sei que minha irmã descansou, mas nunca é fácil dizer adeus. Eu agradeço porque ela pode partir sem muito sofrimento e porque deu tempo para tudo: para as útlimas conversas difíceis, para momentos de amor, de carinho e de perdão.
Sei que o luto é o preço do amor. A gente só sofre porque amou alguém. E por isso eu agradeço por ter tido a oportunidade de viver esse amor, que me fez uma pessoa melhor do que eu seria sem ele.
Minha irmã me deixou uma missão. Ela me pediu pra fazer algo por ela em seu leito de morte. Quando ela se foi, eu tive receio de decepcioná-la, mas acho que irei dar conta. Eu agradeço por poder ter ajudado a ela partir de maneira mais tranquila.
Minha irmã era uma pessoa de muita fé. Sempre que falamos da doença dela, ela sempre me disse ter certeza absoluta da cura. Sei que, por causa disso, ela viveu bem mais do que os prognósticos. E por isso agradeço por ter podido ter ela conosco por mais tempo.
A perda da minha irmã foi de longe o mais difícil de enfrentar, mas nesses últimos dois meses vi meu pai ir para UTI duas vezes e ficar um mês no hospital, vi minha mãe, sempre uma fortaleza, adoecer, tive que viver algumas decepções no trabalho.
Mas vi também alguns amigos me acolherem e me ajudarem, vi meu filho se desenvolver forte, saudável e esperto, vi o apoio da minha esposa, vivi o carinho e amizade do meu cunhado e meu sobrinho e muita cumplicidade e carinho dos meus outros irmãos.
Nem sempre é fácil agradecer nos momentos ruins. Mas isso tem tornado muito mais fácil atravessar esse deserto e saber que, daqui a um tempo, tudo isso irá passar.
Bom domingo a todos.