Há muitos e muitos anos, fui Gerente Administrativo exatamente da agência bancária que aparece na imagem abaixo.

Como acontece em muitas agências localizadas nos centros, sempre havia algum vendedor na porta: roupas, doces, frutas etc. Dependendo da época do ano, apareciam carrinhos de mão carregados de jabuticabas, goiabas e outras frutas da estação.
O banco nunca se incomodou com aquilo e, sinceramente, eu menos ainda. Os vendedores ficavam na calçada, não atrapalhavam o funcionamento da agência e faziam parte daquele cotidiano. Tanto que, entrando hoje no Google Maps, tantos anos depois, vi que nada mudou.
Foi justamente por causa de um desses vendedores que ouvi uma piada que nunca mais esqueci.
Havia um cliente da agência, um senhor muito simpático e sempre bem-humorado, que gostava de conversar comigo. Certo dia, entrou na agência rindo bastante e veio direto falar comigo.
Ele apontou para o vendedor de frutas que estava na porta e perguntou:
Você fez algum acordo com aquele vendedor lá fora?
Eu, sem entender absolutamente nada, respondi:
Não. Por quê?
Ele começou a rir ainda mais e disse:
Então deixa eu te contar uma piada...
Um homem resolveu montar uma pequena banca de frutas exatamente na calçada, bem em frente à entrada principal de uma grande agência bancária no centro da cidade.
O ponto era excelente. Passava muita gente por ali todos os dias e, naquela época do ano, ele vendia principalmente jabuticabas: bonitas, frescas e por um preço bom. Não demorou muito para que a banca virasse parte da paisagem da agência.
Depois de alguns dias observando aquela cena, um cliente do banco resolveu parar para comprar um pouco de jabuticaba. Enquanto o vendedor separava as frutas, o cliente, curioso, perguntou:
Meu amigo, você fica aqui todos os dias, praticamente dentro da porta do banco. O gerente nunca reclamou? Nunca pediu para você sair daqui ou ameaçou chamar a fiscalização?
O vendedor levantou os olhos, deu um sorriso tranquilo e respondeu:
De jeito nenhum. Eu e o gerente temos um acordo muito sério.
O cliente estranhou:
Um acordo? Que acordo é esse?
O vendedor então respondeu, com toda a naturalidade:
É um acordo de cavalheiros. O banco se comprometeu a não vender jabuticaba...
...e eu me comprometi a não emprestar dinheiro.