Pessoal, estou em uma situação. Acho que já cheguei à uma conclusão, mas seria bom "arear" as ideias.
É simples. Há mais ou menos 2 meses aluguei um imóvel (sou inquilino). Foi via aquela imobiliária famosa online.
Aí o proprietário vendeu o imóvel para uma outra pessoa, mas fez um acordo lá que o contrato continua em nome dele pelos 03 primeiros meses. Ok até aí. Para mim o boleto chega do da imobiliária, pago, não é problema meu o acordo deles.
A nova proprietária me contatou pelo WhatsApp para receber um outro cara que pode comprar o imóvel (sim, ela já está vendendo).
Exigi dela que a comunicação fosse via imobiliária, pois achei estranho. Após, o proprietário original me mandou um "pedido" de autorização apenas com nome e dados do "interessado".
Fiquei inseguro de receber um sujeito desconhecido em meu apartamento - inclusive autorizando o ingresso dele no condomínio, uma vez que poderia até circular desacompanhado nas áreas comuns, e obviamente em meu imóvel. (Numa breve pesquisa de seu nome no Google, pude notar uma enorme quantidade de processos de rolo (+ de 130), alguns sérios, como estelionato).
Minha primeira reação foi contatar a imobiliária (sem mencionar minha pesquisa, afinal, não posso ter preconceito) - que me orientou que não posso proibir a apresentação do imóvel a terceiros interessados (isso eu sabia), mas que eles devem estar acompanhados de corretor ou do proprietário.
Enfim, virou um rolo. Enrolou. Acabou que a visita vai ocorrer pois conseguiram um corretor para acompanhar. Não tive muita saída.
Em uma locação anterior, a proprietária havia anunciado o imóvel - eu pedi a ela que retirasse o anúncio e ela o fez. Nada contra o direito do proprietário, mas é extremamente inconveniente ficar recebendo gente bisbilhoteira "interessada" em comprar.
Honestamente, estou bem chateado com essa situação. É um aluguel caro e a gente espera ter um pouco de paz.
Estou pensando em fazer isso:
1 - Não responder mais via Whatsapp, apenas via imobiliária. (o que acham?)
2 - Se outra visita for marcada - ou talvez se essa pessoa comprar o imóvel - sair dessa locação mesmo pagando multa de quase 3X o valor do aluguel. (essa eu tenho quase 100% de convicção em fazer).
3 - Na visita (amanhã), minha vontade é simplesmente deixar a chave na portaria e nem estar em casa. Não tenho nada de valor relevante em casa, só roupas.
(Neste que gostaria de mais opiniões, acham que chega a ser paranoia?) Desculpem o longo texto, mas fiquei realmente incomodado.