Quando eu era pequeno ainda menor de idade arrumei um emprego em uma empresinha pequena.......
Trabalhei por 30 dias.......
E o patrão não pagou.....
Foi o primeiro calote de crédito privado que tomei na vida........
Sim. Trabalhar durante 30 dias acreditando que, ao final deles, o dinheiro estará na sua conta é, de certa forma, uma operação de crédito privado. Você entrega algo hoje seu tempo, seu trabalho, sua energia e recebe a promessa de pagamento no futuro.......
Talvez tenha sido ali que nasceu meu trauma..............
Mesmo depois de trabalhar em diversas empresas, todas pagando corretamente, durante muito tempo eu continuava pensando, no fim de cada mês:
Será que o pagamento vai cair na conta?
mais tarde, prestei um serviço para a Ambev. O pagamento demorou meses, mas, dessa vez, chegou.
E percebi que a história era a mesma.
Quando você começa um serviço acreditando que será pago depois, você está concedendo crédito.
Quando fabrica um produto e o entrega em consignação para um supermercado, está concedendo crédito..
...
Quando deixa um carro em consignação em uma loja, também está concedendo crédito.
No fundo, o crédito privado está escondido em quase todos os cantos da nossa vida......
O curioso é que temos medo de prestar um serviço hoje e descobrir, 30 dias depois, que não vamos receber........
Temos medo de esperar 30 dias.........
Mas, quando nos tornamos investidores, às vezes fazemos exatamente o contrário.
Entregamos nosso dinheiro hoje e aceitamos uma promessa de pagamento para daqui a 10, 15 ou até 20 anos..........
Às vezes, sem garantia real..........
Um investimento quirografário............
Apenas uma promessa................
E o que dizer da previdência privada?
Pagamos durante décadas...
Mês após mês.......
Ano após ano.....................
Durante uma vida. inteira.
E talvez exista aí uma das maiores ironias da vida financeira:
não suportamos trabalhar 30 dias sem receber, mas aceitamos trabalhar a vida inteira para TALVEZ receber somente no final dela