Peço ajuda aos entendedores.
Tenho pequeno (ou médio) escritório de advocacia com 5 advogados + secretária.
O escritório possui 4 estações de trabalho para os advogados e há uma certa rotatividade nas mesas. Nem sempre o mesmo profissional usa a mesma máquina. É bastante usado também o trabalho em Home, pois todos os advogados trabalham em modelo híbrido.
Minha dúvida é sobre qual é a melhor forma de trabalhar em rede e compartilhando arquivos nesse caso.
Atualmente temos uma assinatura do Google Workspace, tem um Drive onde constam todos os arquivos, pastas de clientes, etc. É o ambiente onde trabalhamos todos os dias. A conta está vinculada ao email principal do escritório e então a pasta onde estão os arquivos dos clientes para todos trabalharem é compartilhada com os demais email dos usuários.
Aí então todos tem o Google para desktop instalado e utilizam para trabalhar dentro do windows explorer. Todos os computadores são windows.
Funciona até razoavelmente bem, mas sinto que está meio amador. Volta e meia também dá problema de sincronização dos arquivos, o Drive trava, e também tenha a impressão de que compartilhar a pasta assim pelo Drive mesmo parece meio que uma gambiarra.
Eu gostaria de algo que qualquer advogado pudesse sentar em qualquer mesa de trabalho, fazer o seu login, e ter acesso normal a todos os arquivos e etc, sem precisar instalar mais nada. Mas é indispensável que seja possível acessar de casa também.
A IA me sugeriu como possibilidade servidor local NAS e aí o uso de VPN para acessar de casa. Não sei se é o melhor caminho.
Trabalhamos só com arquivos de texto, mas muitas vezes PDFs bem pesados, e alguns arquivos de vídeo.
Sugestões?