Depois de 18 anos me deslocando em São Paulo de carro (casa - trabalho - casa), finalmente tive o insight de mudar de meio de transporte. Obviamente, no início de carreira e sem dinheiro sobrando, usei por muito tempo trem/metro e ônibus para me locomover. Com o passar do tempo e melhoria no padrão de vida, o carro passou a ser o meio principal.
Para quem sofreu com transporte público por muito tempo, mudar para o carro é sinônimo de ter uma qualidade de vida melhor, + segurança, + conforto, menor cansaço, e muitos outros prós. Porém, três semanas atrás, conversando com alguns colegas do trabalho que utilizam bicicleta como meio de transporte, eu comecei a pensar se eu não poderia fazer o mesmo.
Meu trajeto de ida tem 14,5km, todo plano, com ciclofaixa no caminho todo, prédio onde trabalho com bicicletário e com um vestiário muito bom, por quê não? Duas semanas atrás li vários tópicos no fórum do site e decidi comprar uma bike usada excelente (segundo alguns amigos ciclistas) que, por coincidência, uma pessoa ofertou no grupo do condomínio onde moro no mesmo dia. Semana passada eu iniciei, decidi começar devagar (1 dia apenas na semana), testar a bike, me testar, aprender qual melhor caminho, mais seguro, com mais gente, mas lá fui eu. Esta semana já vim dois dias trabalhar de bike. E hoje fico pensando "caramba... porque eu não comecei 18 anos atrás?" Levo o mesmo tempo que de carro (por volta de 45-50min), faço exercício, não poluo, não ocupo mais espaço no trânsito, me ajuda a balancear os treinos de corrida, economia de gasolina/manutenção do carro, uso no dia do rodízio, stress do trânsito reduzido e ainda ganho pontos no BS e agora BC.
Eu entendo que hoje as minhas condições são favoráveis e me permitem esta mudança, porém, fico imaginando vendo os carros no trânsito quantas pessoas não podem fazer o mesmo e não percebem devido ao comodismo do dia a dia (no qual estive por quase duas décadas). Desculpem o longo texto e a falta de habilidade na escrita, mas estou muito feliz com minha mudança na rotina e ter saído um pouco da zona de conforto.
Obrigado equipe @bastter pelo Bastter Race, manter um diário dos meus treinos desde que virei assinante (6 anos) realmente mudou minha vida (mas isso é outra história).
Ver mais