No inicio desse ano eu compartihei que comecei um curso de gastronomia:
A Armadilha Do Futuro #PAS - Bastter.comE é muito curioso que toda conversa que eu tenho com as pessoas sobre esse assunto é criada uma grande expectativa por parte da mesma.
- Que legal. Voce vai ser Chef! (eu só tenho 1 ano estudando)
- Está mudando de area?!
- Como assim não vai mais fazer o que voce faz?!
- Voce vai aguentar a pressão de ser Chef?
-Vai ter um restaurante?
E eu sempre tenho que explicar que apenas quis aprender uma coisa nova, que estou so aproveitando o processo e que meio que tanto faz o que isso que estou fazendo vai se transfomar. Até porque nao é simples assim. Pode ser que eu so aprenda a cozinhar um pouco melhor e pronto. Já está otimo.
Mas parece que fazer algo sem um objetivo claro não parece ser algo possivel para muita gente.
E vejo que esse comportamento é com tudo.
Todo mundo esquece o processo, já pensa nos possiveis resultados e já desisti ou se frusta pois nao os alcança.
Até mesmo aqui no site.
Muita gente quer fazer alguma coisa nova e não faz pois já esta pensando lá na frente.
Ex: Não sei nada de programacao mas quero aprender trabalhar com TI mas sei como vai estar o mercado quando eu estiver pronto.
Cara só aprende programar primeiro, depois voce ve o mercado. E vc nunva vai estar pronto.
Ex2: O cara com 30 anos e 10 mil dolares falando que nao investir no exterior por causa o imposto de herança quando morrer e quando tiver mais de 60 mil dólares.
Só investe e vai vendo o que fazer durante o processo.
Em ingles tem a expressao baby steps:
Baby steps mean very small, slow actions that you take to reach a larger goal or to start a difficult task.
É justamente isso.
Começa devagar, aproveita o processo, aprende com processo, evolui e vai se adaptando.
No mais, nao tem nenhum problema fazer algo sem grandes objetivos. Aprender algo novo, mudar de rotina ou qualquer coisa do tipo já são otimos objetivos.