Em maio deste ano, fui internado por causa de uma arritmia cardíaca. Eu já vinha tendo episódios desde 2022, mas até então nunca tinham conseguido identificar exatamente o que estava acontecendo. Quando tinha uma crise, ia ao hospital, controlavam os batimentos, faziam alguns exames, mas nada conclusivo. Eu, particularmente, achava que era apenas ansiedade.
Dessa vez, porém, a situação foi mais crítica. Cheguei ao hospital e fui imediatamente encaminhado para a UTI. Eu estava consciente, mas os batimentos não estabilizavam. A equipe decidiu que seria necessário fazer uma cardioversão elétrica (aqueles "choques" para tentar reverter a arritmia).
De repente, havia umas oito pessoas ao meu redor, entre médicos e enfermeiros, preparando tudo. Até aquele momento eu estava completamente consciente e acompanhando o que estava acontecendo.
Para que eu não sentisse o choque, me deram um sedativo chamado cetamina (quetamina).
No começo senti uma espécie de alívio e fui apagando. Só que, a partir daí, começou uma experiência completamente fora da realidade. Comecei a ter alucinações muito intensas. Tudo ficou extremamente abstrato. Eu tinha a sensação de que as coisas ao meu redor estavam se dissolvendo e que eu estava me desfazendo junto com elas. Era uma sensação muito difícil de explicar. Parecia um pesadelo, mas não era apenas visual, eu sentia coisas fisicamente, como se houvesse algo me apertando ou acontecendo com meu corpo. Pesquisando depois, alguns chamam de buraco de cetamina.
Depois desse estágio, que na minha percepção foi algo próximo de uma experiência de "quase morte", aconteceu outra coisa ainda mais estranha. Eu me vi novamente ali, na frente das pessoas. Tudo estava meio embaçado. A sensação era de que eu já tinha vivido exatamente aquele momento em algum ponto muito distante da minha vida.
Era como se aquele fosse o meu primeiro contato com a Terra, mas, ao mesmo tempo, eu soubesse exatamente o que aconteceria dali em diante. Era uma espécie de déjà vu gigantesco. Na minha cabeça, eu sabia que viveria toda a minha vida novamente, desde aquele momento até o fim. E parecia que eu estava preso em um ciclo do qual não conseguiria escapar. Eu estava deitado e preso à cama, não conseguia me mexer e não conseguia falar. Foi um desespero muito profundo.
Aos poucos fui voltando ao estado normal e percebi que estava tudo bem. Um dos enfermeiros conversou bastante comigo depois. Ele disse que já tinha visto e até passado por algo parecido e que esse tipo de reação podia acontecer com a cetamina.
Também me contaram depois que, durante a cardioversão, tentei bater na médica que estava realizando o procedimento. Essa parte eu não lembro absolutamente de nada. O médico também me disse que nunca presenciou reação tão forte assim.
O mais curioso é que algumas das imagens e sensações daquela experiência ainda ficaram na minha memória até hoje. Às vezes lembro de determinados momentos e ainda consigo sentir um pouco daquela sensação estranha.
Depois disso, fiquei mais uns quatro dias em observação na UTI. Descobriram finalmente o que estava acontecendo, era uma síndrome de Wolff-Parkinson-White.
Fiz uma ablação por cateter e, felizmente, deu tudo certo. Hoje estou bem e, segundo os médicos, o problema foi resolvido.
Mas fiquei muito curioso sobre a experiência com a cetamina. Alguém aqui já passou por algo parecido?
Principalmente essa sensação de se desfazer, as alucinações extremamente vívidas, a sensação de estar preso, o déjà vu e essa impressão de que estava revivendo toda a própria vida.
Se alguém já teve uma experiência semelhante com cetamina durante uma cirurgia, cardioversão ou outro procedimento, seria muito interessante ouvir o relato.