Tem um tempo que eu venho avaliando a possibilidade de comprar uma casa.
Hoje sou casado e tenho 2 filhos: 2 anos e meio e 4 meses. Eu e minha esposa queremos mais 1 filho, além disso, meus pais moram em outro estado e gostaria de mais espaço para recebê-los, além de área externa para as crianças.
Vivemos em um apartamento de quase 200 metros, 3 suítes, último andar, na área mais valorizada da cidade. Não dá pra reclamar, mas ainda assim gostaria de uma casa.
Encontrei uma que seria perfeita, área externa enorme, casa antiga mas bem construída e teria que fazer uma reforma. Hoje eu não conseguiria comprar a vista, teria que financiar cerca de 70% e mais uma boa quantia para reformar, talvez cerca de 1/3, totalizando, provavelmente, cerca de 2.5M.
Meu apartamento vale hoje por volta deste valor, daria pra depois vender e pagar a dívida. Porém ficaria com mais da metade da renda comprometida por uns 2 anos até reformar, me mudar e vender o apartamento (estimativas).
Mas refleti muito, e muito influenciado pelo Bastter.com, e acabei desistindo dessa ideia. Vou juntar dinheiro e esperar uns 3 anos pra fazer isso. Não é o fim do mundo, minha filha mais velha terá 5 pra 6 anos, ainda terá muito tempo pra aproveitar a casa.
É uma pena perder a casa que encontrei agora, pq era uma ótima oportunidade e outros imóveis também vão reajustando com a inflação, mas paciência, já vivo num lugar ótimo (agradecer).
E um detalhe, recentemente comprei 2 apartamentos pra renda e financiei metade de um deles, então vou ficar em pagá-lo nos próximos meses