Resolvi tirar do papel um projeto que estava na cabeça há algum tempo: montar meu próprio servidor de MU Online, usando o OpenMU, com uma proposta mais moderna e totalmente acessível pelo navegador.
O projeto está em:
Jogue MU Online Season 6 no navegador, sem download | OpenMU/opengraph-image" class="img-thumb-link img-rounded" />
Jogue MU Online Season 6 no navegador, sem download | OpenMUA ideia não é simplesmente colocar um servidor no ar e pronto. Estou tentando entender toda a estrutura por trás do jogo: servidor, cliente, banco de dados, DNS, infraestrutura, segurança, hospedagem e, principalmente, o que precisa ser feito para deixar a experiência boa para quem for jogar.
Até agora já coloquei o servidor para rodar em uma VPS e estou trabalhando na parte web.
Uma das coisas que achei interessante no OpenMU é que ele é open source e possui uma estrutura relativamente completa de servidor, inclusive com suporte à lógica do MU Helper.
E aí apareceu um feedback interessante de um dos primeiros jogadores:
Massa, joguei um pouco lá. Seria melhor você colocar alguma versão que já tenha o Mu Helper. No navegador, ninguém vai querer ficar clicando nos mobs.
E, sinceramente, faz sentido.
Estou investigando justamente como implementar isso no cliente web. O OpenMU já possui parte da estrutura do Helper no servidor, mas a execução de ataque/skills depende bastante do cliente.
Então agora estou estudando se vale:
adaptar um cliente existente;
implementar o Helper no cliente web;
ou criar uma solução própria de auto attack/loot/etc. integrada ao servidor.
O mais divertido é que comecei com a ideia de vou subir um MU para brincar e já estou mexendo com C#, servidor Linux, DNS, Cloudflare, protocolos do MU, cliente web e código open source.
Ainda está no começo, mas achei que poderia ser um projeto interessante para compartilhar aqui.
Se alguém aqui já mexeu com MU Online, OpenMU, servidores privados ou desenvolvimento de jogos, principalmente na parte de cliente/protocolo, qualquer experiência ou dica é bem-vinda.
Projeto:
Jogue MU Online Season 6 no navegador, sem download | OpenMU