Tenho uma função executiva em uma empresa da minha família. A empresa mantinha aproximadamente R$ 3 milhões em bitcoins como reserva estratégica (não vem ao caso a natureza do investimento). Eu era o responsável por operar essa reserva, fazendo as transações quando necessário.
Cai em um golpe de phishing (site falso) e o criminoso furtou todo o dinheiro. Ninguém na empresa me julgou ou condenou por isso, apesar da clara frustração de todos. Disseram que era algo que poderia acontecer com qualquer um aconteceu comigo porque eu era o operador.
No entanto, não estou conseguindo conviver com a culpa de ter causado um prejuízo a terceiros sem ressarci-los. Sei que há pessoas que conseguem seguir em frente, mas eu não sou uma delas. Sei que poderia me dar várias justificativas que eu era apenas um operador, que não sou treinado para operar criptomoedas, que todos assumiram o risco juntos mas, no fundo, isso não anula o meu erro. Tenho 44 anos, talvez na metade da minha vida, e não consigo imaginar viver a segunda metade com isso na cabeça, ainda mais porque vou conviver para sempre com meus parentes na empresa.
A única forma que vejo de ressarcir esse valor é vendendo o meu apartamento e indo morar de aluguel com a minha família. Minha esposa disse que está do meu lado. Acho que assim conseguiria anular o sentimento de culpa e seguir minha vida com a consciência em paz.
Talvez meus parentes da empresa nem aceitem o dinheiro, pois não estão me julgando de fato, mas eu faço questão de entregá-lo eles fazem o que quiserem depois. Do contrário, a culpa permanece.
Ainda não tomei uma decisão nem conversei com eles. Quem puder me orientar ou aconselhar, agradeço muito: não quero tomar uma decisão imatura. Peço apenas que não foquem no fato de ser cripto, pois não é sobre isso a questão poderia ser dinheiro num banco que o fato seria o mesmo.