peça ajuda aos moderadores
Aqui no fórum já foi muito discutido como pode ser prejudicial esperar pelo dia da aposentadoria (pública ou privada). Mas vou falar de outro possível efeito que eu e outros colegas notamos em relação a aposentadoria. Há aparente redução de qualidade e redução de tempo de vida nestes indivíduos.
[1] Neste artigo foi usado o banco de dados National Center for Health Statistics Multiple Cause of Death (MCOD) de 1979 a 2012. E coletaram dados de aproximadamente 900.000 mortes. Reparem que há um salto de mortalidade de 2% aos 62 anos entre os homens, ano de aposentadoria.

[2] Este outro estudo avaliou o impacto da aposentadoria em hábitos de vida como exercícios físico e sedentarismo. Houve redução importante da quantidade de exercícios feitos pelos pacientes após aposentadoria.

[3] Neste avaliaram o efeito da aposentadoria sobre o tabagismo. Avaliaram 30.000 pessoas, não só houve maior número de novos fumantes entre os aposentados como houve aumento da intensidade de tabagismo entre aqueles que já fumavam.
[4] Este outro apesar de não ter encontrado evidências de efeito na saúde dos aposentados não soube explicar porque houve aumento de mortes por causas externas, coloquei só gráfico masculino mas o feminino é igual. São causas externas de morte: acidente, assassinato, envenenamento, suicídio ...

Não estou dizendo que as evidências são irrefutáveis. Continua sendo apenas uma impressão com evidências bem fracas a respeito do assunto. Inclusive alguns artigos não encontraram qualquer relação entre aposentadoria e mortalidade [5].
Mas eu diria que no mínimo existe uma pequena probabilidade da aposentadoria se relacionar com aumento de tabagismo, aumento de sedentarismo, redução de qualidade de vida e por consequência redução do tempo de vida. Como o dano é grave eu vou preferir não apostar contra, melhor me manter ativo por tempo indefinido nas atividades que eu gosto de realizar. Nem precisa ser relacionado com sua profissão.
Avisos:
não estou dizendo que as pessoas devem trabalhar até morrer. E sim que a inatividade PODE se relacionar a piora de qualidade de vida.
Se você já é aposentado mas não começou a fumar, não parou de fazer atividade física e se mantém de alguma forma ativo não precisa mudar nada. Ao que parece vc é exceção a regra.
[1]
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0047272717302037[2]
https://jech.bmj.com/content/68/8/747[3]
https://link.springer.com/article/10.1057/eej.2014.51[4]
http://www.mrrc.isr.umich.edu/publications/papers/pdf/wp168.pdf[5]
http://muse.jhu.edu/article/537406