Bastter.com - FAQ



FAQ

Explicação do FAQ
  • A Invasão das sardinhas atomicas
    Este site de tempo em tempo sofre invasao de sardinhas
    por isso prefiro os periodos de queda da Bolsa
    que a sardinhada nos esquece

    começou a bolsa a subir a sardinhada invade e sempre com uma nova sardinhice

    - houve epoca que a sardinhisse era que Telemar ia bombar e as diferentes formas de analise tecnica que provavam que algo que caiu de 40 para 27 estava subindo

    - houve uma epoca dura q todo dia alguem vinha aqui provar que venda descoberta era a melhor operação do mundo, serio, essa pelo menos passou, Predador sofreu muito com essa ate o dia q ele decretou qe nao se discutia mais isso aqui, ou o cara entende ou entao vai colocar o seu rabo na reta e seja feliz

    ai veio o TUPI e nunca mais ninguem veio nos convencer da beleza q era a venda descoberta hehehe
    nada como um bom ferro para aprender

    - Ja teve a epoca da bolha imobiliaria que foi anunciada por 5 anos hehehe, pessoal consegue ser tao sardinha a ponto de achar q bolha é anunciada no jornal antes de acontecer, essa ja passou tb, ninguem fala mais. Os imoveis cairam de preço como é normal em renda variavel e nao aconteceu nada demais

    - agora estamos vivendo a epoca dos produtos de banquinho. É tanto sardinha metido nisso q temos muito pelo CREU que virá.Todod ia aparece um defendendo produto de banquinho com as contas fantasticas e tudo mais. Banco e governo virou instituiçao de caridade e coisa indicada por analista e midia e q toda sardinhada investe virou bom investimento hehehehe

    todo bullshit forte tem a parte tecnica por tras, e se vc quiser se enganar a formas matematicas de se enganar

    Quando eu ainda era medico, tive um chefe brilhante que me dizia, se em 30 segundos voce nao souber que é picaretagem, voce nao vai ser um bom medico...

    No aguardo da proxima sardinhisse que vai nos assolar

    Enquanto isso, ainda bem, e so por isso vale a luta, centenas cuidando dos seus trabalhos, da sua formação e investindo com tranquilidade nas coisas tediosas

    quem quiser desardinhar um pouco o cerebro, o q é sempre bom, leiam este tema fantastico

    Bastter.com - Grupos - Forum Acumular Patrimônio em Valor - Idade pra começar
  • Ação, o que é uma ação?
    QUEM CALCULA RENTABILIDADE DE COTAÇÃO É POR QUE COMPROU PAPEL E NÃO EMPRESA.
    Quem compra uma ação está comprando UM PEDAÇO EM UMA SOCIEDADE COM UMA EMPRESA.
    Se você está se preocupando com o preço que outros estão negociando esse papel, é porque VOCÊ ESTÁ FOCADO NO PAPEL E NÃO NA EMPRESA. VOCÊ TEM MENTALIDADE DE TRADER (MENTALIDADE MERAMENTE ESPECULATIVA, PORTANTO) E NÃO DE SÓCIO.
    SEMPRE TRATE AÇÕES DA MESMA FORMA QUE VOCÊ TRATARIA EMPRESAS QUE FOSSE DONO DA TOTALIDADE. Isso é ser sócio.
    Deixa eu contar um caso REAL que estou presenciando nos últimos meses:
    Uma holding bota uma das empresas à venda, por qualquer motivo. Digamos que a holding investiu 1,5X nessa empresa. Ela tentou colocar à venda por 4X, conseguiu interessados mas não nesse preço. Empresas semelhantes estão por 1X e foi isso que ela recebeu de oferta.
    MENTALIDADE DE TRADER: "AI MEU DEUS! PUTA MERDA: -33% DE PERDA! AI MEU DEUS! BEAR MARKET! VENDE TUDO BOTA NA RENDA FIXA!".
    Ou seja, foco apenas no PAPEL e em quanto está sendo negociado por aí.
    Agora vamos para a realidade: NENHUM DOS SÓCIOS E EXECUTIVOS DESSA HOLDING SE PREOCUPOU. NENHUM DOS SÓCIOS DESSA HOLDING CALCULOU -33%. NEM SABEM DESSE NÚMERO. NENHUM DOS SÓCIOS DESSA HOLDING ESTÁ PREOCUPADO COM O PREÇO QUE OS OUTROS ESTÃO NEGOCIANDO SEUS ATIVOS SEMELHANTES.
    Essa empresa subsidiária lucrou 0,5X ano passado, vai lucrar um pouco menos esse ano pela crise e tem planos para conseguir 0,8X ano que vem. VOCÊ ACHA QUE ALGUM EXECUTIVO OU CAPITALISTA DE SUCESSO VAI SE PREOCUPAR SE O PREÇO DE VENDA DE UM ATIVO BOM QUE DÁ LUCRO ESTÁ MUITO BAIXO? NÃO! NÃO IMPORTA! NÃO VENDE!
    Se precisava do dinheiro para algum outro investimento e conseguiu uma oferta que considera justa, pode vender. Se não conseguiu, é bem simples: não vende e todo mês a holding vai recebendo esses lucros! Fim!
    Da mesmíssima forma, se não desse lucro e não tivesse perspectivas venderiam pelo preço que ofertarem e deu!
    É A MESMA COISA NO BUY AND HOLD!
    EU VOU REPETIR: O QUE REMUNERA O ACIONISTA É O LUCRO E NÃO A COTAÇÂO!
    SE A COTAÇÃO TE TIRA O SONO, VOCÊ NÃO É SÓCIO.ESTÁ FAZENDO TRADE!
    O QUE DEIXA SÓCIO FELIZ É LUCRO! E O QUE DEIXA SÓCIO TRISTE É PREJUÍZO!
    Se você quer perder mais tempo com ações, perca analisando FUNDAMENTOS e não medindo cotação!
    Não importa se você bateu ou não o índice síntetico X ou Y! Isso é totalmente irrelevante!
    O que importa é se você está aumentando suas participações em empresas boas que dão lucro! E se o lucro dessas empresas está se mantendo e crescendo, assim o SEU LUCRO cresce!
    A VERDADEIRA RENTABILIDADE NÃO É MEDIDA NA COTAÇÃO, POIS VOCÊ É HOLDER E NÃO VAI VENDER BOAS EMPRESAS. A VERDADEIRA RENTABILIDADE DO SÓCIO SE MEDE NOS LUCROS.

    Celtiberian
  • Circuit Breaker - regras
    Se o Ibovespa cair 10% (dez por cento) em relação ao fechamento do dia anterior, os negócios serão interrompidos por 30 minutos. Reabertos os negócios, se a queda atingir 15% (quinze por cento) também em relação ao fechamento do dia anterior, a interrupção passa a ser de 01 (uma) hora. Se, novamente após a reabertura dos negócios, a oscilação negativa chegar a 20% (vinte por cento) novamente em relação ao fechamento do dia anterior, a Bolsa poderá suspender os negócios em todos os mercados, por prazo definido a seu critério. Nessa hipótese, a decisão deverá ser comunicada ao mercado.

    Na última meia hora de funcionamento do pregão, as regras acima não serão acionadas. Caso haja interrupção dos negócios na penúltima meia hora de negociação, quando reabertos, o horário será prorrogado em no máximo mais 30 (trinta) minutos, sem qualquer outra interrupção, de maneira que se garanta um período final de negociação de 30 (trinta) minutos corridos.
  • Como Funciona a Marcação a Mercado
  • Dividas inclusive Financiamento Imobiliario
    Se voce tem dividas, pague todas as dividas antes de investir. Mantenha somente reserva de Emergencia e todo o resto vai para pagar dividas. Investir com dividas é se enganar e se fizer isso terminará com menos patrimônio. pague tudo que puder e no caso de dividas mais longas compre Tempo sempre que possível.

    Mesmo o financiamento imobiliário, mesmo que tenha taxas mais baixas deve ser pago antes de investir. O Governo pode mudar a regra, voce pode perder o emprego, muitas coisas eradas podem acontecer.

    se tiver algo para vender, venda para pagar as dividas. Nada é seu de verdade se você tem dividas.

    Veja grande tema sobre este assunto:
    Bastter.com - Grupos - Forum Finanças Pessoais - Zerar dívidas antes de investir
  • Leilões da Bovespa, como funcionam?
  • Margem de Segurança, para que serve?
    Um dos dados utilizados para trade de valor, não tem qualquer utilidade para sócios que devem ignorar este dado.

    Conceito:

    Diferença positiva entre o potencial de ganho na ação e a taxa de juros praticada pelo mercado ou a perspectiva de ganho investindo em títulos do governo.
    Este conceito advém do chamado Poder de Lucro da ação que é dado pelo lucro liquido da empresa dividido pelo valor de mercado da empresa.
    Exemplo:
    Uma empresa que vale 1 bilhão e que apresenta lucro liquido anual de 200 milhões teria um Poder de Lucro de 20% (200.000.000/1.000.000.000)
    A Margem de Segurança então seria o (Poder de Lucro/Taxa de Juros do Mercado) – 100%.
    Considerando o exemplo acima e uma Taxa de Juros de 12% teríamos 20/12 – 100 = 66%
    Uma forma fácil de avaliar a Margem de Segurança é determinar a margem que se deseja, considerar a taxa de juros do mercado e assim chegar ao P/L mínimo para ter a margem de segurança desejada que é o que colocamos na calculadora:
    Exemplo:
    Desejamos margem de 30% para uma taxa de juros de 12%. Qual o P/L máximo que devemos aceitar?
    30% = 1/X*1/12% - 100%
    130%*0,12 = 1/X
    X = 1/0,1560 = 6,41
    Neste caso então para a ação ter uma Margem de Segurança acima da desejada, o P/L teria que estar abaixo de 6,41.
  • O que representam os números e códigos das ações
    O codigo das empresas tem quatro letras. Por exemplo, Petrobras = PETR

    A letra 3 é usado nas ações ON
    PETR3 seria a PETR ON

    As letras 4, 5 e 6 nas PNs. Mas a mais usual é a 4.
    PETR4 = Petrobras PN
    Vale5 = Vale PN

    A letra 11 para UNITs que é um pacote de ONs e PNs. Tem o item UNIT aqui no FAQ.

    TAEE11 = Taesa UNIT que corresponde a 1 ação ON e 2 PNs

    As letras 1 e 2 são usadas para recibos de subscriçao

    Para operar o fracionario (Tem sobre o fracionario aqui no FAQ também), tem de colocar a F após o simbolo

    Por exemplo Fracionario da Petrobras ON
    PETR3F
  • Qual a Liquidez Razoável para ser sócio?
    Em primeiro lugar entenda que volume negociado não tem a menor importância. Pode ter um volume imenso em apenas 1 negocio no dia o que é péssimo para ser sócio. O que interessa é o número de negócios por dia.

    O problema da baixa liquidez não é entrar. Entrar é fácil, o problema é a empresa piorar e ficar dificil sair devido a baixa liquidez, por isso não se deve fazer posições grandes em ativos de baixa liquidez.

    Dito isso fica dificil determinar um número até mesmo porque a liquidez pode mudar. Diria que acima de 100 negócios por dia é bem tranquilo, mas dá para montar posição com menos do que isso. Cada um tem de decidir o risco que deseja assumir. É totalmente pessoal. Alguns ficam tranquilos em empresas com 10 negocios por dia enquanto que outros não se sentem bem com 50 negócios. Não há um numero definitivo.
  • Qual corretora devo escolher para iniciar?
    A pior forma de escolher uma corretora é a que a maioria escolhe: Pelo preço. Os custos para quem vai acumular patrimônio são bem baixos e o mais importante é que a corretora funcione bem, atenda bem e seja confiável.

    Veja as corretoras parceiras da Bastter.com que te dão acesso gratuito a Bastter Blue: Bastter.com - Bastter Blue - Conteúdo Exclusivo - Como Obter Acesso
  • Quanto eu Tenho de Estudar Empresas para Minha Carteira de Ações
    Na verdade essa decisão de usar mais ou menos tempo e aprender algo a mais ou não é estritamente pessoal.

    Em termos de AÇÕES eu entendo vários níveis de entendimento para o holder:

    N0 - Analisa as linhas gerais dos números apenas.

    N1 - Analisa números gerais e governança.

    N2 - Analisa números gerais, governança, entende como a empresa ganha dinheiro e
    avalia a gestão a partir dos números e comparações.

    N3 - Analisa números gerais, governança, entende como a empresa ganha dinheiro, avalia a gestão, entende e analisa os principais indicadores do setor (ex: indice combinado ampliado, SSS, custo por tonelada, etc).

    N4 - Analisa números gerais, governança, entende como a empresa ganha dinheiro, avalia a gestão, analisa os principais indicadores do setor, analisa os projetos da empresa e sua estratégia, acompanha releases e webcasts, verifica se o que é prometido pelos diretores é entregue, etc. Tem muitos anos de experiência como investidor naquela empresa ou empresas do setor.

    N5 - Entendimento total: igual ao N4, mas a pessoa tem experiência profissional relevante no setor em cargos que permitem ver o quadro geral.

    Tudo isso bem por cima. Entendo que o N2 é o satisfatório que todos holders devem almejar. E todos começam no N0. Acima disso é decisão pessoal de cada um investir esse tempo. E é impossível atingir o N5 para todos setores, só os que a pessoa conhece profissionalmente.

    Quanto menor o "nível" nessa escala que eu inventei, maior a cautela que a pessoa deve ter nos seus movimentos. Exemplo: um holder N2 ou menos não pode sair muito rápido de uma empresa ou vai terminar com menos patrimônio. Já um N5 ou N4 talvez consiga ver problemas sérios de forma mais antecipada, e pode sair um pouco mais cedo com segurança.

    - Por Celtiberian
  • Recompra de Ações pela Própria Empresa - O que é?
    - Os programas de recompra de ações de emissão da própria companhia são bem populares em países como os Estados Unidos e começam a aparecer em empresas brasileiras.
    As recompras de ações podem ser utilizadas para 3 propósitos:
    - Manter as ações em tesouraria e posteriormente remunerar executivos da empresa que atingem metas
    - Manter as ações em tesouraria e posteriormente CANCELAR essas ações
    - Manter as ações em tesouraria e utilizar em aquisições
    Sempre que uma ação está em tesouraria ela não recebe dividendos. Isto beneficia o sócio indiretamente através de maior participação no capital social das empresas.
    A remuneração da diretoria e executivos dentro de limites pode incentivar os funcionários da empresa a se empenhar melhor - meritocracia - em interesses que tragam benefícios à empresa - e ao sócio
    Ao cancelar as ações, sua participação na empresa aumenta.
    Por exemplo, se uma empresa tem 1000 ações e você possui 10. Então você é dono de 10/1000 = 1% da empresa.
    Se ela recomprar 200 ações e cancelar você continua sendo dono de 10 ações mas agora só existem 800. Então você possui 10/800 = 1,25% da empresa
    Por último, as ações podem ser também utilizadas em aquisições e fusões como meio de financiamento.
    Algumas empresas fazem um conjunto disso tudo, como exemplo o #ITUB, que remunera executivos com ações PN e em alguns anos chega a cancelar 5% do free float das ações preferenciais.
    Além desses benefícios, algumas empresas também depositam confiança ao comprar ações de emissão própria e podem indicar ao mercado que estão com preço subavaliado em grandes recompras."

    Por Giovanni
  • Tenho de Recomprar a Opção Vendida se não vale nada?
    Veja a imagem neste link:
    http://www.bastter.com/Mercado/Arquivos/Grupos/Imagem/48eba63b-192a-4435-a4ad-aa46826cecba.gif

    E depois veja a deste link:
    http://www.bastter.com/Mercado/Arquivos/Grupos/Imagem/7164c104-2bec-402f-b15b-c4468940ee15.gif

    Ambos casos reais. Para fazer venda coberta é necessário compreender o conceito de Venda VE e derretimento de VE. Se ele ja derreteu e você já ganhou o VE não há nada mais a fazer nesta operação a não se perder o que já ganhou e muito mais, então recompre a opção vendida, porque inclusive o tempo que você esta preso em uma venda que não tem mais nada a ganhar, só perder, podem haver outros VEs eficientes a serem vendidos.
  • Venda Coberta, os diferentes tipos
    VC Remuneração (aqui chamamos só de VC):
    ===============
    Premissa: você tem a ação porque quer ser sócio dela.
    Monta:
    - vende opção de compra OTM
    Objetivo: você quer que esta opção perca VE e quer ficar com a ação.

    VCSEG:
    =========
    Premissa: você tem a ação porque quer ser sócio dela e também quer diminiur o risco da VC
    Monta:
    - vende opção de compra OTM na série posterior
    - compra opção de compra na série anterior como seguro
    Objetivo: você quer que esta opção OTM da série posterior perca VE e quer ficar com a ação. E também quer diminuir a perda em caso de alta forte da ação.

    VCSA:
    =======
    Premissa: você não tem a ação, mas quer fazer uma operação similar. Eventualmente você tem a ON, mas a VC é na PN. Em tempo: ter a ON não é obrigatório
    Monta:
    - vende opção de compra OTM na série posterior
    - compra opção PÓ na sério posterior (para a corretora liberar a operação)
    - compra opção de compra na série anterior para simular a VC
    Objetivo: você quer que esta opção OTM da série posterior perca VE e quer ficar com a ação.

    VC Taxa:
    =========
    Premissa: você não tem a ação.
    Monta:
    - compra a ação
    - vende opção de compra bem ITM
    Objetivo: você quer ser exercido, ou seja, vão comprar a sua ação através do exercício do direito de compra. Você quer ganhar uma taxa superior a que teria na renda fixa, através deste exercício, mas assumindo o risco de perder caso não seja exercido e a ação caia de preço mais do que o break even. É cemitério de malandro quando o sujeito inventa de continuar lançando quando a ação cai mais do que o break even.

    por Bugarin

Pesquisa Rápida

Seja amigo da Bastter.com e tenha acesso total ao Site

Novidades para Hoje!

     

    Cotação

    Código:  

    O que você procura ?

    Últimos acessos

    Últimos Balanços

    Próximos Balanços

    Top 10 Bastter Rating

    Rating elaborado com base nos votos dos usuários. Veja as empresas viáveis para estudos.

    Últimas dos Grupos

    Grupos em Destaque

    Ver todos  

    Últimas das Ações

    Ver todas

    Monitor de Mercado

    Siga o Bastter

    Siga o Bastter no Twitter Siga o Bastter no Facebook Siga o Bastter no Youtube

    Patrocinadores

    Rico

    Bastter Blue Grátis!

    Livros grátis para quem assina









    Parceiros

    Quer aprender mais ?

    Anterior
    Proximo
    Mauricio Coutinho Hissa
    Certificado Nacional do Profissional de Investimentos (CNPI)
    Analista Fundamentalista - Certificado n 1716

    Bastter.com 2001 ©Todos os Direitos Reservados
    Todo o conteúdo deste site é propriedade da Bastter.com, sendo expressamente proibido o seu uso em sites, videos, cursos ou qualquer outro meio de comunicação meio sem autorização expressa do proprietário.